Liturgia diária: 33ª Semana do Tempo Comum – Quinta-feira – 23/11/2017

Primeira Leitura: Primeiro Livro dos Macabeus (1Mc 2,15-29)

Os funcionários do rei chegaram à cidade de Modin para fazer o povo mudar de religião e oferecer sacrifícios. Muitos israelitas aderiram a eles, porém Matatias e seus filhos ficaram de lado. Os funcionários do rei disseram a Matatias: “Você é personagem ilustre, homem importante nesta cidade, apoiado por filhos e parentes. Então saia na frente para cumprir as determinações do rei, conforme fizeram todas as nações, os cidadãos de Judá e os que ficaram em Jerusalém. Assim você e seus filhos passarão a fazer parte dos amigos do rei e serão recompensados com prata, ouro e muitos presentes”. Matatias respondeu em voz alta: “Mesmo quando todas as nações que moram dentro dos domínios do rei obedecerem à sua ordem e abandonarem a religião dos seus antepassados para se conformarem com as determinações dele, eu, meus filhos e meus parentes continuaremos vivendo de acordo com a Aliança dos nossos antepassados.Deus nos livre de abandonar a Lei e as tradições! Não! Nós não vamos obedecer às ordens do rei. Não vamos nos desviar da nossa religião, nem para a direita, nem para a esquerda”.

Foi só Matatias acabar de falar isso, um judeu tomou a frente, diante de todos, para oferecer o sacrifício no altar de Modin, seguindo as determinações do rei. Vendo isso, Matatias se indignou, tremeu de raiva e, num impulso da ira santa, avançou sobre o apóstata e o matou sobre o altar. Imediatamente matou também o funcionário do rei, que obrigava o povo a oferecer o sacrifício, e demoliu o altar. Ele estava agindo por amor à Lei, do mesmo modo como Finéias fez com Zambri, filho de Salu. Depois disso, Matatias saiu gritando pela cidade: “Quem tiver amor pela Lei e quiser permanecer na Aliança, que me acompanhe”. Ele e seus filhos fugiram para as montanhas, abandonando na cidade tudo o que possuíam.

O sábado foi feito para o homem – Muitos que amavam a justiça e o direito desceram para o deserto e aí ficaram.

Opinião – vamos ser tentados, cobiçados, atiçados, serão oferecidos a nós diversas coisas, tentações, para que andemos fora do caminho de Deus, e muitos ao nosso redor irão cair nessas tentações, mas mesmo que seja necessario deixar nossas conquistas para podermos continuar no caminho de Deus, isso devera ser feito e valerá a pena, pois é uma conquista a longo prazo, duradoura, que procuramos, e é isto que encontramos em Deus.

Salmo responsório (Sl 49)

— A todos que procedem retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus.

A todos que procedem retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus.

— Falou o Senhor Deus, chamou a terra, do sol nascente ao sol poente a convocou. De Sião, beleza plena, Deus refulge.

A todos que procedem retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus.

— “Reuni à minha frente os meus eleitos, que selaram a Aliança em sacrifícios!” Testemunha o próprio céu seu julgamento, porque Deus mesmo é juiz e vai julgar.

A todos que procedem retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus.

— Imola a Deus um sacrifício de louvor e cumpre os votos que fizeste ao Altíssimo. Invoca-me no dia da angústia, e então te livrarei e hás de louvar-me.

A todos que procedem retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus.

Opinião – todas as nossas ações corretas nos mantém no caminho de Deus, deixando sua luz mostrar esse caminho e escolhendo caminha-lo, haveremos sempre de contar com Deus para nos ajudar.

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas (Lc 19,41-44)

Jesus chora sobre Jerusalém – Jesus se aproximou, e quando viu a cidade, começou a chorar. E disse: “Se também você compreendesse hoje o caminho da paz! Agora, porém, isso está escondido aos seus olhos! Vão chegar dias em que os inimigos farão trincheiras contra você, a cercarão e apertarão de todos os lados. Eles esmagarão você e seus filhos, e não deixarão em você pedra sobre pedra. Porque você não reconheceu o tempo em que Deus veio para visitá-la.”

Opinião – Jesus percebe que nem sempre seus ensinamentos são ouvidos e assimilados, e isso o entristece, pois Ele sabe que a vida longe da sua palavra, longe do Conhecimento de Deus só traz tristezas e problemas.

O Padre Roger Araújo expressa na homilia de hoje que esse sofrimento faz parte da vida: “Não somos os únicos frustrados no mundo; a decepção também faz parte da vida. O que depender do outro, compete somente a ele.”

Uma boa noite a todos.

Textos leituras: Bíblia Sagrada – edição Pastoral – Editora Paulus 1990, 65º impressão
Disponível em: http://www.paulus.com.br/biblia-pastoral/_INDEX.HTM

Salmo: Canção nova. Disponível em http://liturgia.cancaonova.com/liturgia/33a-semana-tempo-comum-quinta-feira/?sDia=23&sMes=11&sAno=2017

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.