Liturgia diária: 33ª Semana do Tempo Comum – Apresentação de Nossa Senhora – Terça-feira – 21/11/2017

Primeira leitura: Profecia de Zacarias (Zc 2,14-17)

Festeje e fique alegre, filha de Sião, pois eu estou vindo para morar com você – oráculo de Javé. Nesse dia, numerosas nações vão aderir a Javé e passarão a ser o meu povo. Eu virei morar em seu meio, e você ficará sabendo que foi Javé dos exércitos quem me mandou a você. Javé tomará Judá como sua porção na terra santa e tornará a escolher Jerusalém. Silêncio diante de Javé, criaturas todas, pois ele se levanta em sua morada santa.

Opinião – alegria, esperança e respeito com a vinda de Deus para nossas vidas. Nosso protetor, nosso guia.

Salmo responsório (Lc 1,46-55)

— O Poderoso fez por mim maravilhas, e Santo é o seu nome.

O Poderoso fez por mim maravilhas, e Santo é o seu nome.

— A minh’alma engrandece ao Senhor, e se alegrou o meu espírito em Deus, meu Salvador,

O Poderoso fez por mim maravilhas, e Santo é o seu nome.

— pois ele viu a pequenez de sua serva, desde agora as gerações hão de chamar-me de bendita. O Poderoso fez por mim maravilhas e Santo é o seu nome.

O Poderoso fez por mim maravilhas, e Santo é o seu nome.

— Seu amor, de geração em geração, chega a todos que o respeitam. Demonstrou o poder de seu braço, dispersou os orgulhosos.

O Poderoso fez por mim maravilhas, e Santo é o seu nome.

— Derrubou os poderosos de seus tronos e os humildes exaltou. De bens saciou os famintos e despediu, sem nada, os ricos.

O Poderoso fez por mim maravilhas, e Santo é o seu nome.

— Acolheu Israel, seu servidor, fiel ao seu amor, como havia prometido aos nossos pais, em favor de Abraão e de seus filhos, para sempre.

O Poderoso fez por mim maravilhas, e Santo é o seu nome.

Opinião –quando deixamos Deus entrar em nossas vidas, nos deixamos guiar, iluminar pelo seu Conhecimento, diversas maravilhas acontecerão a nós.

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus (Mt 12,46-50)

Uma nova geração –Jesus ainda estava falando às multidões. Sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora, procurando falar com ele. Alguém disse a Jesus: “Olha! Tua mãe e teus irmãos estão aí fora, e querem falar contigo.” Jesus perguntou àquele que tinha falado: “Quem é minha mãe e quem são meus irmãos?” E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: “Aqui estão minha mãe e meus irmãos, pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai que está no céu, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe.”

Opinião – Jesus eleva todos aqueles que agem conforme a fé em Deus ao status de sua família, são suas mães, seus irmãos. Quebra-se a corrente da sociedade onde sua vida era delimita pela sua origem familiar, assim também garantindo que as escolhas de cada um os tornariam dignos de serem salvos ou não.

Na homilia de hoje o Padre Roger Araújo continua nessa linha de pensamento, explicando que ouvirmos e praticarmos os ensinamentos de Deus é que nos torna verdadeiros discípulos.

Uma boa noite a todos.

Textos leituras: Bíblia Sagrada – edição Pastoral – Editora Paulus 1990, 65º impressão
Disponível em: http://www.paulus.com.br/biblia-pastoral/_INDEX.HTM

Salmo: Canção nova. Disponível em http://liturgia.cancaonova.com/liturgia/33a-semana-tempo-comum-apresentacao-de-nossa-senhora-terca-feira/?sDia=21&sMes=11&sAno=2017

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.