Liturgia diária: 32ª Semana do Tempo Comum – Terça-feira – 14/11/2017

Primeira leitura: Livro da Sabedoria (Sb 2,23-3,9)

Sim, Deus criou o homem para ser incorruptível e o fez à imagem da sua própria natureza. Mas, pela inveja do diabo, entrou no mundo a morte, que é experimentada por aqueles que pertencem a ele.

O justo é imortal –A vida dos justos, ao contrário, está nas mãos de Deus, e nenhum tormento os atingirá. Aos olhos dos insensatos, aqueles pareciam ter morrido, e o seu fim foi considerado como desgraça. Os insensatos pensavam que a partida dos justos do nosso meio era um aniquilamento, mas agora estão na paz. As pessoas pensavam que os justos estavam cumprindo uma pena, mas esperavam a imortalidade. Por uma breve pena receberão grandes benefícios, porque Deus os provou e os encontrou dignos dele. Deus examinou-os como ouro no crisol, e os aceitou como holocausto perfeito. No dia do julgamento, eles resplandecerão, correndo como fagulhas no meio da palha. Eles governarão as nações, submeterão os povos, e o Senhor reinará para sempre sobre eles. Os que nele confiam compreenderão a verdade, e os que lhe são fiéis viverão junto dele no amor, pois a graça e a misericórdia estão reservadas para os seus escolhidos.

Opinião – para que não entende a Palavra e segue o caminho ilustrado por ela, pode parecer que viver conforme as regras de Deus é uma tribulação, um castigo, pois nao se sucumbe as tentações imediatas dos prazeres mundanos, mas isso garante uma vida mais plena, mais completa, mas exige um sacrifício de verdadeira fé, para garantir o verdadeiro presente em vida e após ela.

Salmo responsório (Sl 33)

— Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo!

Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo!

— Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo, seu louvor estará sempre em minha boca. Minha alma se gloria no Senhor; que ouçam os humildes e se alegrem!

Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo!

— O Senhor pousa seus olhos sobre os justos, e seu ouvido está atento ao seu chamado; mas ele volta a sua face contra os maus, para da terra apagar sua lembrança.

Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo!

— Clamam os justos, e o Senhor bondoso escuta e de todas as angústias os liberta. Do coração atribulado ele está perto e conforta os de espírito abatido.

Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo!

Opinião – Não importa por onde eu vá, quais caminhos trilhe e quais escolhas faça, sempre darei graças ao Senhor por tudo aquilo que eu conquistas, por toda das dificuldades que eu superar.

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas (Lc 17,7-10)

“Se alguém de vocês tem um empregado que trabalha a terra ou cuida dos animais, por acaso vai dizer-lhe, quando ele volta do campo: ‘Venha depressa para a mesa’? Pelo contrário, não vai dizer ao empregado: ‘Prepare-me o jantar, cinja-se e sirva-me, enquanto eu como e bebo; depois disso você vai comer e beber’? Será que vai agradecer ao empregado, porque este fez o que lhe havia mandado? Assim também vocês: quando tiverem cumprido tudo o que lhes mandarem fazer, digam: ‘Somos empregados inúteis; fizemos o que devíamos fazer’.”

Opinião – por mais dura que pareça essa passagem, Jesus por vezes falava nos termos da época, então a relação entre funcionário e patrão era essa, mais rígida e aos nossos olhos mais dura, porém é com esse tipo de comprometimento que Jesus nos guia para o caminho de Deus, não devemos racionalizar as orientações de Deus, devemos aceitar elas de coração, entendo o sentido verdadeiro delas, para entendermos que as regras Dele são regras da natureza, que garantem uma vida plena, desenvolvida e mais evoluída.

A homilia de hoje onde o Padre Roger explica bem isso, deixando claro que devemos ter humildade em nossos corações, não ficarmos procurando reconhecimento por tudo o que fazemos: “Temos a necessidade de sermos aplaudidos, curtidos; olhemos nas redes sociais quantas curtidas levamos, quanto reconhecimento temos, em contrapartida, com Deus não é assim. N’Ele não podemos buscar reconhecimento, valorização, aplausos naquilo que nós fazemos. Simplesmente, façamos a nossa obrigação e a nossa responsabilidade”

Uma boa noite a todos.

Textos leituras: Bíblia Sagrada – edição Pastoral – Editora Paulus 1990, 65º impressão
Disponível em: http://www.paulus.com.br/biblia-pastoral/_INDEX.HTM

Salmo: Canção nova. Disponível em http://liturgia.cancaonova.com/liturgia/32a-semana-tempo-comum-terca-feira/?sDia=14&sMes=11&sAno=2017

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.