Liturgia diária: 32ª Semana do Tempo Comum – Segunda-feira – 13/11/2017

Primeira Leitura: Livro da Sabedoria (Sb 1,1-7)

A justiça é imortal –Amem a justiça, vocês que governam a terra. Pensem corretamente no Senhor e o procurem de coração sincero. Pois ele se deixa encontrar por aqueles que não o tentam, e se manifesta para aqueles que não recusam acreditar nele. Os pensamentos tortuosos separam de Deus, e o poder dele, posto à prova, confunde os insensatos. A sabedoria não entra na alma que pratica o mal, nem habita num corpo que é escravo do pecado. O espírito santo, que educa, foge da fraude, afasta-se dos pensamentos insensatos, e é expulso quando sobrevém a injustiça.

A sabedoria é um espírito amigo dos homens, mas não deixa impune quem blasfema com os lábios, porque Deus é testemunha de seus sentimentos, observa de fato a sua consciência e ouve as palavras de sua boca. O espírito do Senhor enche o universo, dá consistência a todas as coisas e tem conhecimento de tudo o que se diz.

Opinião – interessante notar o paralelo que é feito nesse trecho entre termos sabedoria e viver uma vida correta, são coisas que andam e se desenvolvem juntas, assim garantindo a existência uma da outra. Para sermos sábios, devemos ser justos, sendo justos, desenvolvemos sabedoria.

Salmo responsório (Sl 138)

— Conduzi-me no caminho para a vida, ó Senhor!

Conduzi-me no caminho para a vida, ó Senhor!

— Senhor, vós me sondais e conheceis, sabeis quando me sento ou me levanto; de longe penetrais meus pensamentos, percebeis quando me deito e quando eu ando, os meus caminhos vos são todos conhecidos.

Conduzi-me no caminho para a vida, ó Senhor!

— A palavra nem chegou à minha língua, e já, Senhor, a conheceis inteiramente. Por detrás e pela frente me envolveis; pusestes sobre mim a vossa mão. Esta Verdade é por demais maravilhosa, é tão sublime que não posso compreendê-la.

Conduzi-me no caminho para a vida, ó Senhor!

— Em que lugar me ocultarei de vosso espírito? E para onde fugirei de vossa face? Se eu subir até os céus, ali estais; se eu descer até o abismo, estais presente.

Conduzi-me no caminho para a vida, ó Senhor!

— Se a aurora me emprestar as suas asas, para eu voar e habitar no fim dos mares; mesmo lá vai me guiar a vossa mão e segurar-me com firmeza a vossa destra.

Conduzi-me no caminho para a vida, ó Senhor!

Opinião – neste salmo fica claro o pedido para que Deus nos guie no caminho da sua Palavra, através do seu conhecimento. Também é expresso que não adianta tentarmos enganar a Deus, ele vê nossas intenções antes mesmo que elas se manifestem, e nossos atos errados irão trazer somente problemas, sempre em maior número que conquistas momentâneas.

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas (Lc 17,1-6)

Atitudes do discípulo – Jesus disse a seus discípulos: “É inevitável que aconteçam escândalos, mas, ai daquele que produz escândalos! Seria melhor para ele que lhe amarrassem uma pedra de moinho no pescoço e o jogassem no mar, do que escandalizar um desses pequeninos.

Prestem atenção! Se o seu irmão peca contra você, chame a atenção dele. Se ele se arrepender, perdoe. Se ele pecar contra você sete vezes num só dia, e sete vezes vier a você, dizendo: ‘Estou arrependido’, você deve perdoá-lo.”

Os apóstolos disseram ao Senhor: “Aumenta a nossa fé!” O Senhor respondeu: “Se vocês tivessem fé do tamanho de uma semente de mostarda, poderiam dizer a esta amoreira: ‘Arranque-se daí, e plante-se no mar’. E ela obedeceria a vocês.”

Opinião – Jesus deixa claro que devemos ter em nossos corações a capacidade de perdoar sempre que o arrependimento for verdadeiro, devemos também aumentar sempre a nossa fé, deixá-la crescer e florescer em nossos corações, aplicando ela em todas as partes de nossas vidas.

O Padre Roger Araújo na homilia de hoje fala das três lições do evangelho de hoje e como a fé é a base para vivermos corretamente: “Com a fé, viveremos de forma correta, justa; teremos forças para perdoar e evitar escândalo, pois a fé dirige, governa e direciona os nossos passos.”

Uma boa noite a todos.

Textos leituras: Bíblia Sagrada – edição Pastoral – Editora Paulus 1990, 65º impressão
Disponível em: http://www.paulus.com.br/biblia-pastoral/_INDEX.HTM

Salmo: Canção nova. Disponível em http://liturgia.cancaonova.com/liturgia/32a-semana-tempo-comum-segunda-feira/?sDia=13&sMes=11&sAno=2017

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.