Liturgia diária: 31ª Semana do Tempo Comum – Terça-feira – 07/11/2017

Primeira Leitura: Carta de São Paulo aos Romanos (Rm 12,5-16)

O mesmo acontece conosco: embora sendo muitos, formamos um só corpo em Cristo, e, cada um por sua vez, é membro dos outros. Mas temos dons diferentes, conforme a graça concedida a cada um de nós. Quem tem o dom da profecia, deve exercê-lo de acordo com a fé; se tem o dom do serviço, que o exerça servindo; se do ensino, que ensine; se é de aconselhar, aconselhe; se é de distribuir donativos, faça-o com simplicidade; se é de presidir à comunidade, faça-o com zelo; se é de exercer misericórdia, faça-o com alegria.

As relações dentro e fora da comunidade –Que o amor de vocês seja sem hipocrisia: detestem o mal e apeguem-se ao bem; no amor fraterno, sejam carinhosos uns com os outros, rivalizando na mútua estima. Quanto ao zelo, não sejam preguiçosos; sejam fervorosos de espírito, servindo ao Senhor. Sejam alegres na esperança, pacientes na tribulação e perseverantes na oração. Sejam solidários com os cristãos em suas necessidades e se aperfeiçoem na prática da hospitalidade.

Abençoem os que perseguem vocês; abençoem e não amaldiçoem. Alegrem-se com os que se alegram, e chorem com os que choram. Vivam em harmonia uns com os outros. Não se deixem levar pela mania de grandeza, mas se afeiçoem às coisas modestas. Não se considerem sábios.

Opinião – Paulo ensina a humildade e as diretivas de respeito para vivermos em comunidade, todos perante a Deus, mas cada um com as suas respectivas qualidades, sempre respeitando uns ao outros.

Salmo responsório (Sl 130)

— Guardai-me, em paz, junto a vós, ó Senhor!

Guardai-me, em paz, junto a vós, ó Senhor!

— Senhor, meu coração não é orgulhoso, nem se eleva arrogante o meu olhar; não ando à procura de grandezas, nem tenho pretensões ambiciosas!

Guardai-me, em paz, junto a vós, ó Senhor!

— Fiz calar e sossegar a minha alma; ela está em grande paz dentro de mim, como a criança bem tranquila, amamentada no regaço acolhedor de sua mãe.

Guardai-me, em paz, junto a vós, ó Senhor!

— Confia no Senhor, ó Israel, desde agora e por toda a eternidade!

Guardai-me, em paz, junto a vós, ó Senhor!

Opinião – salmo que reforça a tranquilidade, a certeza de paz que temos quando estamos junto ao Senhor, vivendo conforme seus ensinamentos, seguindo a Palavra e abrindo nossos corações para o Conhecimento.

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas (Lc 14,15-24)

O Reino é para todos – Ouvindo isso, um homem que estava à mesa disse a Jesus: “Feliz aquele que come pão no Reino de Deus!” Jesus respondeu: “Um homem deu grande banquete, e convidou muitas pessoas. Na hora do banquete, mandou seu empregado dizer aos convidados: ‘Venham, pois tudo está pronto’. Mas todos, um a um, começaram a dar desculpas. O primeiro disse: ‘Comprei um campo, e preciso ir vê-lo. Peço-lhe que aceite minhas desculpas’. Outro disse: ‘Comprei cinco juntas de bois, e vou experimentá-las. Peço-lhe que aceite minhas desculpas’. Um terceiro disse: ‘Acabo de me casar e, por isso, não posso ir’. O empregado voltou, e contou tudo ao patrão. Então o dono da casa ficou muito zangado, e disse ao empregado: ‘Saia depressa pelas praças e ruas da cidade. Traga para cá os pobres, os aleijados, os cegos e os mancos’. O empregado disse: ‘Senhor, o que mandaste fazer, foi feito, e ainda há lugar’. O patrão disse ao empregado: ‘Saia pelas estradas e caminhos, e faça as pessoas virem aqui, para que a casa fique cheia. Pois eu digo a vocês: nenhum daqueles que foram convidados vai provar do meu banquete’.”

Opinião – quantas vezes somos convidados a viver plenamente, corretamente, de maneira saudável e direita, e damos desculpas que melhoraremos em outro momento, que iremos sim sermos direito, mas que estamos ocupados naquele momento? O convite a vida direita uma hora expira, ficando tarde demais para nos adequarmos a vida conforme Deus deseja, assim ficando tarde portanto para nos tornamos completos e vivermos plenamente.

O Padre Roger Araújo na homilia de hoje explora essa coisa da nossa frieza perante os amigos e a Deus, colocando por muitas vezes nossos compromissos egoistas a frente dos convites que recebemos.

Uma boa noite a todos.

Textos leituras: Bíblia Sagrada – edição Pastoral – Editora Paulus 1990, 65º impressão
Disponível em: http://www.paulus.com.br/biblia-pastoral/_INDEX.HTM

Salmo: Canção nova. Disponível em https://liturgia.cancaonova.com/liturgia/31a-semana-tempo-comum-terca-feira/?sDia=7&sMes=11&sAno=2017

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.