Liturgia Diaria 31/08/2017

21ª Semana do Tempo Comum – Quinta-feira 31/08/2017

Primeira Leitura: Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Tessalonicenses (1Ts 3,7-13)

Assim, irmãos, a fé que vocês têm é um consolo para nós em meio a todas as nossas angústias e tribulações. Agora já nos sentimos reanimados, pois sabemos que vocês estão firmes no Senhor. Como poderíamos agradecer a Deus por causa de vocês, pela alegria que nos dera diante do nosso Deus? Noite e dia rezamos com insistência para que possamos revê-los, a fim de completar o que ainda está faltando à fé que vocês têm. que Deus, nosso Pai, e nosso Senhor Jesus dirijam nosso caminho até vocês. Que o Senhor os faça crescer e aumentar no amor mútuo e para com todos, assim como é o onosso amor para com vocês, a fim de que o coração de vocês permaneça firme e irrepreensível na santidade diante de Deus, nosso Pai, por ocasião da vinda de nosso Senhor Jesus com todos os seus santos.

Opinião – os apóstolos ficam contentes em verem o desenvolvimento das comunidades por onde eles passara, não se pondo em primeiro lugar, mas sim o bem estar dessas comunidades. Mais uma demonstração da diferença de comportamento entre eles e os doutores da Lei, que mais impunham penitencias e cobranças aos homens do que os ajudavam a entender o Conhecimento da Palavra de Deus.

Salmo Responsório (Sl89)

– Saciai-nos de manhã com vosso amor!

Saciai-nos de manhã com vosso amor!

– Vós fazeis voltar ao pó todo mortal, quando dizeis: “Voltai ao pó, filhos de Adão” ! Pois mil anos para vós são como ontem, qual vigília de uma noite que passou.

Saciai-nos de manhã com vosso amor!

– Ensinai-nos a contar os nossos dias, e dai ao nosso coração sabedoria! Senhor, voltai-vos! Até quando tardareis? Tende piedade e compaixão de vossos servos!

Saciai-nos de manhã com vosso amor!

Saciai-nos de manhã com vosso amor, e exultaremos de alegria todo o dia! Que a bondade do Senhor e nosso Deus repouse sobre nós e nos conduza! Tornai fecundo, ó Senhor, nosso trabalho, fazei dar frutos o labor de nossas mãos!

Saciai-nos de manhã com vosso amor!

Opinião – se logo ao acordamos já tivemos a luz do amor do Senhor conosco, aquele animo, aquela energia positiva para iniciarmos o dia, passaremos ele todo bem, energizados, protegidos. Aprendemos a contar nossos dias para sabemos que nossas vidas não são eternas nessa terra, que voltaremos ao pó quando for a hora, sempre no tempo de Deus, portanto não devemos desperdiçar nossas vidas, jogar fora tamanha dádiva. Para evitar desperdiço, jogarmos o tempo precioso fora, abracemos a Palavra, deixemos que o Conhecimento de Deus ilumine nosso caminho e nos indique a direção para seguirmos e sempre melhorarmos, sempre evoluirmos.

Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus (Mt 24,42-51)

Portanto, fiquem vigiando! Porque vocês não sabem em que dia virá o Senhor de vocês. Compreendam bem isto: se o dono da casa soubesse a que horas o ladrão viria, certamente ficaria vigiando, e não deixaria que a sua casa fosse arrombada. Por isso, também vocês estejam preparados. Porque o Filho do Homem virá na hora em que vocês menos esperarem. Qual é o empregado fiel e prudente? É aquele que o Senhor colocou como responsável pelos outros empregados, para dar comida a eles na hora certa. Feliz o empregado cujo senhor o encontrar fazendo assim quando voltar. Eu garanto a vocês: ele colocará esse empregado à frente de todos os seus bens. Mas, se for mau empregado, pensará: ‘Meu senhor está demorando’. Então começará a bater nos companheiros, a comer e  a beber com os bêbados. O senhor desse empregado virá num dia em que ele não espera, e numa hora que ele não conhece. Então o senhor o cortará em pedaços e o fará participar da mesma sorte dos hipócritas. Aí haverá choro e ranger de dentes.

Opinião – Nessa passagem Jesus demonstra com exemplos a importância de vivermos nossas vidas inteiras corretamente, pois o Senhor pode vir em uma hora que não sabemos, e ai pagaremos pelos nossos erros. Um outro exemplo é viver uma vida desregrada, sem se preocupar com nossa saúde, vivendo e abusando de excessos: uma hora a conta chega e a nossa saúde inabalável acaba se tornando um problemão. A cobrança, o castigo por nossas atitudes pode demorar um bom tempo para chegar, mas se acumularmos comportamentos ruins, essa cobrança e castigo virá e será pesada.

Na homilia de hoje o Padre Roger Araújo reforça a ideia do Evangelho: temos que viver todos os nossos dias como se fôssemos encontrar Jesus hoje, não amanhã ou depois. O Padre também faz um forte argumento contra a tendência de deixarmos a solução dos nossos problemas para amanhã, achando que sempre haverá tempo de corrigirmos nossos erros, encontrarmos soluções para nossos problemas. Devemos sim não ficar adiando as coisas, devemos enfrentar nossos problemas hoje, devemos viver plenamente, corretamente, naturalmente o tempo presente.

Boa noite a todos.

Fontes

Textos leituras: Bíblia Sagrada – edição Pastoral – Editora Paulus 1990, 65º impressão
Disponível em: http://www.paulus.com.br/biblia-pastoral/_INDEX.HTM

Salmo: Canção nova. Disponível em https://liturgia.cancaonova.com/liturgia/21a-semana-tempo-comum-quinta-feira-31082017/?sDia=31&sMes=08&sAno=2017

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.