Liturgia diária: 30ª Semana do Tempo Comum – Terça-feira – 31/10/2017

Primeira Leitura: Carta de São Paulo aos Romanos (Rm 8,18-25)

Esperando um mundo novo –Penso que os sofrimentos do momento presente não se comparam com a glória futura que deverá ser revelada em nós. A própria criação espera com impaciência a manifestação dos filhos de Deus. Entregue ao poder do nada – não por sua própria vontade, mas por vontade daquele que a submeteu -, a criação abriga a esperança, pois ela também será liberta da escravidão da corrupção, para participar da liberdade e da glória dos filhos de Deus.

Opinião – passagem que expressa como as dificuldades do presente são as sementes da colheita de dádivas no futuro. Podemos passar por dificuldades, sofrermos em diversos momentos quando aceitamos o Conhecimento de Deus, quando abrimos mão da recompensa imediata e mundana para termos uma recompensa prolongada e de Deus, mas no final, naquele momento que mais importa, é a recompensa que a Palavra prega que traz para nós uma vida plena e completa.

Salmo responsório (Sl 125)

— Maravilhas fez conosco o Senhor!
Maravilhas fez conosco o Senhor!

— Quando o Senhor reconduziu nossos cativos, parecíamos sonhar; encheu-se de sorriso nossa boca, nossos lábios, de canções.
Maravilhas fez conosco o Senhor!

— Entre os gentios se dizia: “Maravilhas fez com eles o Senhor!” Sim, maravilhas fez conosco o Senhor, exultemos de alegria!
Maravilhas fez conosco o Senhor!

— Mudai a nossa sorte, ó Senhor, como torrentes no deserto. Os que lançam as sementes entre lágrimas, ceifarão com alegria.
Maravilhas fez conosco o Senhor!

— Chorando de tristeza sairão, espalhando suas sementes; cantando de alegria voltarão, carregando os seus feixes!
Maravilhas fez conosco o Senhor!

Opinião – mesmo nos momentos onde mais sofremos e também naqueles de maior gloria em nossas vidas, tenhamos a certeza que é o Dom de Deus que age em nossas vidas, sempre procurando que nos desenvolvemos, que progredimos, e sempre isso irá gerar comentários dos outros, que não entendem a Palavra e seu Conhecimento, mas que ficarão espantado com nossas capacidades e realizações.

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas (Lc 13,18-21)

O Reino atingirá o mundo inteiro -E Jesus dizia: “A que é semelhante o Reino de Deus, e com o que eu poderia compará-lo? Ele é como a semente de mostarda que um homem pega e joga no seu jardim. A semente cresce, torna-se árvore, e as aves do céu fazem seus ninhos nos ramos dela.”

Jesus disse ainda: “Com o que eu poderia comparar o Reino de Deus? Ele é como o fermento que uma mulher pega e mistura com três porções de farinha, até que tudo fique fermentado.”

Opinião – o Reino de Deus é baseado em uma verdade universal: não fazermos ao próximo aquilo que não queremos que façam conosco; se todos pensarem assim, recebermos essa Sabedoria de corações abertos, o mundo irá simplesmente e sistematicamente melhorar, já que todos teremos consciência dos nossos atos não só conosco, mas também com o próximo, tornando não só as nossas vidas melhores, mas a vida da sociedade como um todo.

A homilia de hoje trata pelas palavras do Padre Roger Araújo da importância do Evangelho, da Palavra de Deus em nossas vidas, no começo pode parecer somente mais um livro, mais um monte de palavras de um tempo tão diferente e distante do nosso, mas são essas palavras, esse Conhecimento que transforma, pouco a pouco nossa vida, de uma vida onde valorizamos muito o material, para passarmos a valorizar o tesouro espiritual: a vida em plenitude que temos a oportunidade de alcançarmos em vida.

Uma boa noite a todos.

Textos leituras: Bíblia Sagrada – edição Pastoral – Editora Paulus 1990, 65º impressão
Disponível em: http://www.paulus.com.br/biblia-pastoral/_INDEX.HTM

Salmo: Canção nova. Disponível em https://liturgia.cancaonova.com/liturgia/30a-semana-tempo-comum-terca-feira/?sDia=31&sMes=10&sAno=2017

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.