Liturgia Diaria 30/08/2017

21ª Semana do Tempo Comum – Quarta-feira 30/08/2017

Primeira Leitura: Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Tessalonicenses (1Ts 2,9-13)

Irmãos, vocês ainda se lembram dos nossos trabalhos e fadigas. Pregamos o Evangelho a vocês trabalhando de noite e de dia, a fim de não sermos de peso para ninguém. Vocês são testemunhas, e o próprio Deus também, de como foi santo, justo e irrepreensível o nosso comportamento em relação a vocês que acreditam. Vocês sabem muito bem que tratamos a cada um de vocês como um pai trata os seus filhos. Nós exortamos, encorajamos e admoestamos vocês a viverem de modo digno de Deus, que os chama para o seu Reino e glória. O motivo do nosso contínuo agradecimento a Deus é este: quando ouviram a Palavra de Deus que anunciamos, vocês a acolheram não como palavra humana, mas como ela realmente é, como Palavra de Deus, que age com eficácia em vocês que acreditam.

Opinião: Nessa passagem fica claro a diferença da evangelização dos apóstolos quando comparada com o que os doutores da Lei faziam: enquanto os doutores só falavam, apontando o erro dos outros e se autoglorificavam, ignorando os seus erros, os apóstolos evangelizam pelo exemplo, procurando pregar e passar a Palavra de Deus sem criar mais encargos para aqueles que ouvem Ela, e ficam realmente felizes e agradecidos quando veem os frutos dos seus atos não pelo o que eles falaram, mas pela compreensão de Palavra de Deus por aqueles que a aceitaram e tornaram parte de suas vidas.

Salmo Responsório (Sl 138)

– Senhor, vós me sondais e me conheceis!

Senhor, vós me sondais e me conheceis!

– Em que lugar me ocultarei de vosso espírito? E para onde fugirei de vossa face? Se eu subir até os céus, ali estais; se eu descer até o abismo, estais presente.

Senhor, vós me sondais e me conheceis!

– Se a aurora me emprestar suas asas, para eu voar e habitar os fins dos mares; mesmo lá vai me guiar a vossa mão e segurar-me com firmeza a vossa destra.

Senhor, vós me sondais e me conheceis!

Se eu pensasse: “A escuridão venha esconder-me e que a luz ao meu redor se faça noite! Mesmo as trevas para vós não são escuras, a própria noite resplandece como o dia.

Senhor, vós me sondais e me conheceis!

Opinião – o salmo exalta a figura presente de Deus, do Conhecimento da Palavra em todos os aspectos da vida. Mesmo nos momentos mais difíceis, ela esta lá, por vezes sem que percebamos, mas o meio natural, direito, correto de se viver, aquele que a Palavra nos guia, nos orienta, sempre estará disponível para nós. Naquelas horas onde tudo parece estar dando errado, onde a paz parece estar tão distante, nessas horas podemos contar com o Conhecimento para nos guiar de volta a momentos melhores, e caso esses ainda não estejam perto, a Palavra de Deus nos dá forças, nos protege para que suportemos as provações que passamos por vezes em nossas vidas.

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus (Mt 23,27-32)

Ai de vocês doutores da Lei e fariseus hipócritas! Vocês são como sepulcros caídos; por fora parecem bonitos, mas por dentro estão cheios de ossos de mortos e podridão! Assim também vocês: por fora, parecem justos diante dos outros, mas por dentro estão cheios de hipocrisia e injustiça. Ai de vocês, doutores da Lei e fariseus hipócritas! Vocês constroem sepulcros para os profetas e enfeitam os túmulos dos justos, e dizem: se tivéssemos vivido no tempo de nossos pais, não teríamos sido cúmplices na morte dos profetas. Com isso, vocês confessam que são filhos daqueles que matam os profetas. Pois bem: acabem de encher a medida dos pais de vocês!

Opinião – Jesus novamente deixa claro que aquele que tem o Conhecimento e não o aplica, ou pior, faz o contrario do que o Conhecimento da Palavra de Deus nos indica é que sofrerá o castigo pior, pois dizem ser uma coisa e por dentro são outras, mentem até para si mesmos, mas no final sempre se entregam, sempre deixam mostrar a cara de falsidade.

Na homilia de hoje da Canção Nova o Padre Roger Araújo demonstra essa mensagem de Jesus, indicando que não devemos viver uma vida de aparência, cuidando apenas do externo, mas sim que devemos cuidar do nosso interior, pois é de dentro que nossa essência, nosso verdadeiro Eu vem, e é ele que deve tornar nosso exterior bonito, e não ficar mascarando com beleza um interior estragado.

Boa noite a todos.

Fontes

Textos leituras: Bíblia Sagrada – edição Pastoral – Editora Paulus 1990, 65º impressão
Disponível em: http://www.paulus.com.br/biblia-pastoral/_INDEX.HTM

Salmo: Canção nova. Disponível em https://liturgia.cancaonova.com/liturgia/21a-semana-tempo-comum-quarta-feira-30082017/?sDia=30&sMes=08&sAno=2017

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.