Liturgia diária: 29ª Semana do Tempo Comum – Sexta-feira – 27/10/2017

Primeira leitura: Carta de São Paulo aos Romanos (Rm 7,18-25a)

Sei que o bem não mora em mim, isto é, em meus instintos egoístas. O querer o bem está em mim, mas não sou capaz de fazê-lo. Não faço o bem que quero, e sim o mal que não quero. Ora, se faço aquilo que não quero, não sou eu que o faço, mas é o pecado que mora em mim.

Assim, encontro em mim esta lei: quando quero fazer o bem, acabo encontrando o mal. No meu íntimo, eu amo a lei de Deus; mas percebo em meus membros outra lei que luta contra a lei da minha razão e que me torna escravo da lei do pecado que está nos meus membros.

Infeliz de mim! Quem me libertará deste corpo de morte? Sejam dadas graças a Deus, por meio de Jesus Cristo, nosso Senhor. Assim, pela razão eu sirvo à lei de Deus, mas pelos instintos egoístas sirvo à lei do pecado.

Opinião – muitas vezes desejamos fazer o bem sempre, mas acabamos por fazer o mal, pois nossa natureza básica, nossos instintos são imperfeitos, animalescos e egoístas. Podemos desenvolver a consciência de querermos o bem, mas devemos estar sempre vigilantes, mantendo a Luz de Deus como o guia do nosso caminho, e nosso coração aberto para o Conhecimento da Palavra, para que assim desenvolvamos a nossa vida eterna e plena.

Salmo Responsório (Sl 118)

— Ensinai-me a fazer vossa vontade!

Ensinai-me a fazer vossa vontade!

— Dai-me bom senso, retidão, sabedoria, pois tenho fé nos vossos santos mandamentos!

Ensinai-me a fazer vossa vontade!

— Porque sois bom e realizais somente o bem, ensinai-me a fazer vossa vontade!

Ensinai-me a fazer vossa vontade!

— Vosso amor seja um consolo para mim, conforme a vosso servo prometestes.

Ensinai-me a fazer vossa vontade!

— Venha a mim o vosso amor e viverei, porque tenho em vossa lei o meu prazer!

Ensinai-me a fazer vossa vontade!

— Eu jamais esquecerei vossos preceitos, por meio deles conservais a minha vida.

Ensinai-me a fazer vossa vontade!

— Vinde salvar-me, ó Senhor, eu vos pertenço! Porque sempre procurei vossa vontade.

Ensinai-me a fazer vossa vontade!

Opinião – pedimos a Deus que ele nos guie, nos ensine a fazer as coisas conforme ele quer, na ordem natural e correta, através da sua luz e orientação.

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas (Lc 12,54-59)

Interpretar o tempo presente –Jesus também dizia às multidões: “Quando vocês vêem uma nuvem vinda do ocidente, vocês logo dizem que vem chuva; e assim acontece. Quando vocês sentem soprar o vento do sul, vocês dizem que vai fazer calor; e assim acontece. Hipócritas! Vocês sabem interpretar o aspecto da terra e do céu. Como é que vocês não sabem interpretar o tempo presente? Por que vocês não julgam por si mesmos o que é justo? Quando, pois, você está para se apresentar com seu adversário diante do magistrado, procure resolver o caso com o adversário enquanto estão a caminho, senão este o levará ao juiz, e o juiz entregará você ao guarda, e o guarda o jogará na cadeia. Eu digo: daí você não sairá, enquanto não pagar o último centavo.”

Opinião – aprendemos muito durante nossa vida, aprendemos sobre coisas reais que pareciam mágica quando éramos mais novos, nosso ritmo de vida cria cultura, conhecimento, desvenda mistérios mais rápido a cada dia que passa, mas mesmo assim nós muitas vezes esquecemos do nosso básico, da nossa vida e da necessidade de entendermos o mistérios de como usar nossa dádiva de vida de uma maneira completa, é nesse momentos que devemos nos voltar a Deus e deixar Ele nos guiar, com sua Palavra, com seu Conhecimento, através do exemplo de Jesus Cristo.

Na homilia de hoje o Padre Roger Araújo trabalha essa nossa tentativa de conhecermos e entendermos o mundo mas esquecermos do nosso entendimento, de onde destaco: “Não levemos a vida de qualquer jeito.” É uma dádiva muito bela e única nossa vida para usarmos ela de qualquer maneira.

Uma boa noite a todos.

Textos leituras: Bíblia Sagrada – edição Pastoral – Editora Paulus 1990, 65º impressão
Disponível em: http://www.paulus.com.br/biblia-pastoral/_INDEX.HTM

Salmo: Canção nova. Disponível em https://liturgia.cancaonova.com/liturgia/29a-semana-tempo-comum-sexta-feira/?sDia=27&sMes=10&sAno=2017

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.