Liturgia diária: 29ª Semana do Tempo Comum – Segunda-feira – 23/10/2017

Primeira Leitura: Carta de São Paulo aos Romanos (Rm 4,20-25)

O que é ter fé – Diante da promessa divina, ele não duvidou, mas foi fortalecido pela fé e deu glória a Deus. Ele estava plenamente convencido de que Deus podia realizar o que havia prometido. Eis o motivo pelo qual isso lhe foi creditado como justiça. Ora, não é para um só que está escrito: “Isso lhe foi creditado”; mas também para nós. Será igualmente creditado para nós, pois acreditamos naquele que ressuscitou dos mortos, Jesus nosso Senhor, o qual foi entregue à morte pelos nossos pecados e foi ressuscitado para nos tornar justos.

Opinião – a justiça de Deus não ocorre por termos nossos, mas sim da maneira que Ele cria, que Ele controla. Nossa fé então é que nos torna justos, a nossa aderência ao Conhecimento de Deus é que nos mantêm do lado correto de suas bençãos e sua justiça.

Salmo responsório (Lc 1,69-75)

— Bendito seja o Senhor Deus de Israel, porque a seu povo visitou e libertou!

Bendito seja o Senhor Deus de Israel, porque a seu povo visitou e libertou!

— Fez surgir um poderoso Salvador na casa de Davi, seu servidor, como falara pela boca de seus santos, os profetas desde os tempos mais antigos.

Bendito seja o Senhor Deus de Israel, porque a seu povo visitou e libertou!

— Para salvar-nos do poder dos inimigos e da mão de todos quantos nos odeiam. Assim mostrou misericórdia a nossos pais, recordando a sua santa Aliança.

Bendito seja o Senhor Deus de Israel, porque a seu povo visitou e libertou!

— E o juramento a Abraão, o nosso pai, de conceder-nos que, libertos do inimigo, a ele nós sirvamos sem temor em santidade e em justiça diante dele, enquanto perdurarem nossos dias.

Bendito seja o Senhor Deus de Israel, porque a seu povo visitou e libertou!

Opinião – trecho que reforça nossa Graça recebida de Deus, conforme Ele havia prometido desde os tempos de Abraão, devemos dar graças a isso todos os dias portanto. Pois Deus cumpre com sua parte, que nós sejamos dignos dela e que nos mantenhamos assim.

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas (12,13-21)

A vida é dom de Deus – Do meio da multidão, alguém disse a Jesus: “Mestre, dize ao meu irmão que reparta a herança comigo.” Jesus respondeu: “Homem, quem foi que me encarregou de julgar ou dividir os bens entre vocês?” Depois Jesus falou a todos: “Atenção! Tenham cuidado com qualquer tipo de ganância. Porque, mesmo que alguém tenha muitas coisas, a sua vida não depende de seus bens.” E contou-lhes uma parábola: “A terra de um homem rico deu uma grande colheita. E o homem pensou: ‘O que vou fazer? Não tenho onde guardar minha colheita’. Então resolveu: ‘Já sei o que fazer! Vou derrubar meus celeiros e construir outros maiores; e neles vou guardar todo o meu trigo, junto com os meus bens. Então poderei dizer a mim mesmo: meu caro, você possui um bom estoque, uma reserva para muitos anos; descanse, coma e beba, alegre-se!’ Mas Deus lhe disse: ‘Louco! Nesta mesma noite você vai ter que devolver a sua vida. E as coisas que você preparou, para quem vão ficar?’ Assim acontece com quem ajunta tesouros para si mesmo, mas não é rico para Deus.”

Opinião – que não sejamos ricos de bens materiais, mas sim que sejamos ricos da Sabedoria de Deus, pois ela ira nos guiar pelos caminhos e conquistas corretos, sem que acumulemos qualquer coisa com base no sofrimento alheio, mas que também consigamos viver nossas vidas em plenitude, sempre deixando que a Luz da Palavra ilumine nosso caminho.

Na homilia de hoje o Padre Roger Araújo nos avisa do perigo de deixarmos a Luz de Deus de lado e ficarmos na tentação de acumular bens terrenos, de onde destaco a seguinte passagem: “Devemos ter dinheiro para tudo aquilo que fazemos, ele precisa estar nas relações; mas somos nós quem o devemos ter, e não o dinheiro que tem que nos possuir.”

Uma boa noite a todos.

Textos leituras: Bíblia Sagrada – edição Pastoral – Editora Paulus 1990, 65º impressão
Disponível em: http://www.paulus.com.br/biblia-pastoral/_INDEX.HTM

Salmo: Canção nova. Disponível em http://liturgia.cancaonova.com/liturgia/29a-semana-tempo-comum-segunda-feira/?sDia=23&sMes=10&sAno=2017

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.