Liturgia diária: 28ª Semana do Tempo Comum – Segunda-feira – 16/10/2017

Primeira Leitura: Carta de São Paulo aos Romanos (Rm 1,1-7)

Endereço e saudação – Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para ser apóstolo e escolhido para anunciar o Evangelho de Deus, que por Deus foi prometido através dos seus profetas nas Santas Escrituras. Esse Evangelho se refere ao Filho de Deus que, como homem, foi descendente de Davi, e, segundo o Espírito Santo, foi constituído Filho de Deus com poder, através da ressurreição dos mortos: Jesus Cristo nosso Senhor. Através de Jesus, recebemos a graça de ser apóstolo, a fim de conduzir todos os povos pagãos à obediência da fé, para a glória do seu nome. Entre eles, estão também vocês, chamados por Jesus Cristo.

Escrevo a todos vocês que estão em Roma e que são amados por Deus e chamados à santidade. Que a graça e a paz da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo estejam com vocês.

Opinião – sendo o começo da carta, essa introdução expressa a opinião de Paulo sobre ele mesmo, demonstra sua fé em Jesus e ja anuncia a missão de todos os fieis: espalhar a Sabedoria de Deus, que recebemos em exemplo vivo com a vinda de Cristo.

Salmo Responsório (Sl 97)

— O Senhor fez conhecer a salvação.

O Senhor fez conhecer a salvação.

— Cantai ao Senhor Deus um canto novo, porque ele fez prodígios! Sua mão e o seu braço forte e santo alcançaram-lhe a vitória.

O Senhor fez conhecer a salvação.

— O Senhor fez conhecer a salvação, e às nações, sua justiça; recordou o seu amor sempre fiel pela casa de Israel.

O Senhor fez conhecer a salvação.

— Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus. Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, alegrai-vos e exultai!

O Senhor fez conhecer a salvação.

Opinião –  salmo demonstra o pode de Deus nas nossas vidas, com seu apoio conquistamos e nos desenvolvemos por completos, com sua defesa e segurança superamos as dificuldades da nossa vida.

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas (Lc 11,29-32)

O grande sinal -Quando as multidões se reuniram, Jesus começou a dizer: “Esta geração é uma geração má. Ela busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas. De fato, assim como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim também será o Filho do Homem para esta geração. No dia do julgamento, a rainha do Sul se levantará contra os homens desta geração, e os condenará. Porque ela veio de uma terra distante para ouvir a sabedoria de Salomão. E aqui está quem é maior do que Salomão. No dia do julgamento, os homens da cidade de Nínive ficarão de pé contra esta geração. Porque eles fizeram penitência quando ouviram Jonas pregar. E aqui está quem é maior do que Jonas.”

Opinião – ficamos por vezes esperando verdadeiros feitos sobrenaturais ocorrerem em nossas vidas para darmos graças a Deus, porém temos que agradecer realmente pelo nosso dia a dia, a grande dádiva que recebemos de Deus é nossa vida, e por isso devemos abrir nossos corações e amaciar nossas cabeças, para entendermos que nossas vontades, influenciadas pelo mundo, não devem nos controlar, devemos ter força para seguida o Caminho de Deus, iluminado pelo Conhecimento da Palavra.

O Padre Roger Araújo expande essa noção do Evangelho na homilia de hoje, de onde destaco: “A verdade é que conversão é muito difícil, porque conversão é graça de Deus, mas é também empenho pessoal, é dedicação, postura, mudança de atitudes, é ter vontade de fazer aquilo e não fazer. É ter vontade de seguir os impulsos do coração, dos afetos e sentimentos humanos e saber nos contrariar.”

Uma boa noite a todos

Textos leituras: Bíblia Sagrada – edição Pastoral – Editora Paulus 1990, 65º impressão
Disponível em: http://www.paulus.com.br/biblia-pastoral/_INDEX.HTM

Salmo: Canção nova. Disponível em https://liturgia.cancaonova.com/liturgia/28a-semana-tempo-comum-segunda-feira/?sDia=16&sMes=10&sAno=2017

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.