Liturgia Diaria – 28/08/2017

21ª Semana do Tempo Comum – Segunda-feira

Primeira Leitura: Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Tessalonicenses (1TS 1, 1-5.8b-10)

Endereço e Saudação – Paulo, Silvano e Timóteo à igreja dos Tessalonicenses, que está em Deus Pai e no Senhor Jesus Cristo. a vocês, graça e paz.

Agradecimento: a vida cristão – Agradecemos continuamente a Deus por todos vocês, sempre que nos lembramos de vocês em nossas orações. Com efeito, diante de Deus nosso Pai nos lembramos sempre da fé ativa, do amor capaz de sacrifícios e da firme esperança que vocês depositam em nosso Senhor Jesus Cristo.

O anúncio provoca conversão – Irmãos amados por Deus, sabemos que vocês foram escolhidos por ele. De fato, o Evangelho que pregamos não foi apresentado somente com palavras, mas com poder, com o Espírito Santo e com plena convicção. Vocês sabem o que fizemos entre vocês, para o bem de vocês mesmos. Partindo de vocês a palavra do Senhor se propagou, não apenas pela Macedônia e Acaia, mas também por toda parte se espalhou a fé que vocês têm em Deus, de modo que sobre isso nada precisamos dizer. Eles mesmo falam da acolhida que tivemos entre vocês, e de como vocês se converteram, deixando os ídolos e voltando-se para Deus, a fim de servir ao Deus vivo e verdadeiro. Falam também de como vocês esperam que Jesus venha do céu, o Filho de Deus, a quem Deus ressuscitou dentre os mortos. É ele que nos liberta da ira futura

Opinião – Essa parte da carta, algo tão estranho hoje em dia, começa por uma saudação e indicando que a mesma foi escrita por varias pessoas (Paulo, Silvano e Tímoteo), sendo endereçada a comunidade cristã dos Tessalonicenses, em seguida há um afago para com os leitores, para então continuar com a demonstração de aceitação e admiração pela fé que eles demonstraram junto da Palavra de Deus, de como abraçaram o Conhecimento da Palavra e expandiram ela não por simplesmente tradição oral e cultural, mas pelo exemplo, por viverem conforme o Conhecimento dita. É essa maneira de viver, essa forma de fazer o certo que salvará no futuro a esses cristãos, não somente por serem bem quistos por Deus, mas por viverem uma vida correta, de forma natural visando sempre o desenvolvimento de todos, nunca pisando uns nos outros, mas sempre caminhando em frente, de maneira progressiva.

Salmo Responsório (Sl 149)

-O Senhor ama seu povo de verdade!

O Senhor ama seu povo de verdade!

– Cantai ao Senhor Deus um canto novo, e o seu louvor na assembleia de fiéis! Alegre-se Israel em Quem o fez, e Sião se rejubile no seu Rei!

O Senhor ama seu povo de verdade!

– Com danças glorifiquem o seu nome, toquem harpa e tambor em sua honra! Porque, de fato, o Senhor ama seu povo e coroa com vitória os seus humildes.

O Senhor ama seu povo de verdade!

-Exultem os fiéis por sua gloria, e cantando se levantem dos seus leitos, com louvores do Senhor em sua boca. Eis a glória para todos os seus santos.

O Senhor ama seu povo de verdade!

Opinião – Neste salmo é reforçada a ideia de que o povo de Deus, que aceita ele, que vive a sua Palavra, o seu Conhecimento deve sempre ser grato a Ele, procurando sempre se manter e viver felizmente conforme Ele nos ensinou. Pois vivendo assim, com fé, mesmo após os piores momentos nos levantaremos, sempre mais fortes, sempre com Ele ao nosso lado. Aceitando esse Conhecimento de coração, podemos cair aos joelhos, mas nos levantaremos mais fortes, sempre.

Segunda Leitura: Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus (Mt 23,13-22)

Jesus condena a hipocrisia religiosa – “Ai de vocês, doutores da Lei e fariseus hipócritas! Vocês fecham o Reino do Céu para os homens. Nem vocês entram, nem deixam entrar aqueles que desejam. Ai de vocês, doutores da Lei, e fariseus hipócritas! Vocês exploram as viúvas e roubam suas casas e, para disfarçar, fazem longas orações! Por isso, vocês vão receber uma condenação mais severa. Ai de vocês, doutores da Lei e fariseus hipócritas! Vocês percorrem o mar e a terra para converter alguém, e quando conseguem, o tornam merecedor do inferno duas vezes mais do que vocês. Ai de vocês, guias cegos! Vocês dizem: ‘Se alguém jura pelo Templo, não fica obrigado, mas se alguém jura pelo ouro do Templo, fica obrigado’. Irresponsáveis e cegos! O que vale mais: o ouro ou o Templo que santifica o ouro? Vocês dizem também: ‘Se alguém jura pelo altar, não fica obrigado, mas se alguém jura pela oferta que está sobre o altar, esse fica obrigado!’ Cegos! O que vale mais: a oferta ou o altar que santifica a oferta? De fato, quem jura pelo altar, jura por ele e por tudo o que está sobre ele.

Opinião: finalizando o tema de Hipocrisia e o problema que ela traz, Jesus deixa bem claro que aqueles que conhecerem o Conhecimento da Palavra e mesmo assim não o aplicarem, ou pior ainda, corromperem os outros em nome da Palavra para então roubarem destes, serão punidos mais severamente do que aqueles que comentem os erros sem saberem estar errados. Também Jesus chama a atenção para os Juramentos e sobre o que realmente tem valor: os bens materiais vinculados a locais sagrados ou os locais sagrados em si? Devemos valorizar aquilo que realmente agrega a nossas vidas, não somente por serem bens materiais valorizados no mundo, mas sim devemos valorizar aquelas coisas, aqueles itens, aqueles momentos e pessoas quem realmente agregam algo de positivo em nossas vidas, não vivendo como gado que age e pensa como manada e que é facilmente controlado por modas, tendências e tantos outros artifícios modernos de manipulação.

Na homilia de hoje da Canção Nova o Padre Roger Araújo reforça que a nossa vida aceitando Jesus, aceitando o Conhecimento que vem na Palavra de Deus deve ser algo que fortifica nosso interior e que cresce para o exterior nosso, sendo claro que devemos melhorar como pessoas e assim também ajudar os nossos próximos, não devemos ser uma comunidade fechada, mas sim uma comunidade que agrega, que cresce, que ajuda o próximo.

Boa noite a todos

Fontes

Textos leituras: Bíblia Sagrada – edição Pastoral – Editora Paulus 1990, 65º impressão
Disponível em: http://www.paulus.com.br/biblia-pastoral/_INDEX.HTM

Salmo: Canção nova. Disponível em https://liturgia.cancaonova.com/liturgia/21a-semana-tempo-comum-segunda-feira-28082017/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.