Liturgia diária: 27ª Semana do Tempo Comum – Quarta-feira – 11/10/2017

Primeira Leitura: Profecia de Jonas (Jn 4,1-11)

Deus quer salvar todos os homens – Jonas ficou muito desgostoso e despeitado. E rezou a Javé: “Ah! Javé! Não era justamente isso que eu dizia quando estava na minha terra? Foi por isso que eu corri, tentando fugir para Társis, pois eu sabia que tu és um Deus compassivo e clemente, lento para a ira e cheio de amor, e que voltas atrás nas ameaças feitas. Se é assim, Javé, tira a minha vida, pois eu acho melhor morrer do que ficar vivo”.

Javé respondeu-lhe: “Está certo você ficar irritado desse jeito?”

Jonas saiu da cidade e ficou no lado do nascer do sol. Aí fez uma cabana e sentou-se na sombra, esperando para ver o que aconteceria com a cidade. O Senhor Javé fez nascer uma mamoneira, que cresceu de modo a fazer sombra sobre a cabeça de Jonas e livrá-lo de uma insolação. E Jonas ficou muito contente com essa mamoneira. Então, na madrugada seguinte, Deus enviou um verme que prejudicou a mamoneira, e ela secou. Quando o sol nasceu, Javé mandou um vento quente e sufocante; e o sol abrasava a cabeça de Jonas, a ponto de fazê-lo desmaiar. E Jonas tornou a pedir a morte, dizendo: “Prefiro morrer do que ficar vivo!” Deus perguntou a Jonas: “Está certo você ficar com tanta raiva por causa da mamoneira?” Ele respondeu: “Sim, está certo eu ficar com raiva, a ponto de pedir a morte”. Javé lhe disse: “Você está com dó de uma mamoneira, que não lhe custou trabalho, que não foi você quem a fez crescer, que brotou numa noite e na outra morreu? E eu, será que não vou ter pena de Nínive, esta cidade enorme, onde moram mais de cento e vinte mil pessoas, que não sabem distinguir a direita da esquerda, além de tantos animais?”

Opinião – quantas vezes não desafiamos Deus por sermos mimados, e queremos que as coisas aconteçam da nossa maneira? Nessa passagem Jonas fica irritado por Deus demonstrar misericordia com outras pessoas, e Deus o questiona se isso é correto, e diante da insistencia e cabeça dura de Jonas, ele demonstra que se Jonas pode se preocupar com certas coisas que não são da criação dele, Deus ira sempre se preocupar com nós, sua criação, quando abrirmos o coração para seus pedidos e seu conhecimento.

Salmo Responsório (Sl 85)

— Ó Senhor, sois amor, paciência e perdão.

Ó Senhor, sois amor, paciência e perdão.

— Piedade de mim, ó Senhor, porque clamo por vós todo o dia! Animai e alegrai vosso servo, pois a vós eu elevo a minh’alma.

Ó Senhor, sois amor, paciência e perdão.

— Ó Senhor, vós sois bom e clemente, sois perdão para quem vos invoca. Escutai, ó Senhor, minha prece, o lamento da minha oração!

Ó Senhor, sois amor, paciência e perdão.

— As nações que criastes virão adorar e louvar vosso nome. Sois tão grande e fazeis maravilhas: vós somente sois Deus e Senhor!

Ó Senhor, sois amor, paciência e perdão.

Opinião – salmo de pedido de socorro, de salvamento, ao mesmo tempo que exalta como Deus é amor, paciência e perdão, porém devemos sempre nos manter atentos aos seus ensinamentos, do contrario conheceremos a sua justiça.

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas (Lc 11,1-4)

O “Pai Nosso” – Um dia, Jesus estava rezando em certo lugar. Quando terminou, um dos discípulos pediu: “Senhor, ensina-nos a rezar, como também João ensinou os discípulos dele.” Jesus respondeu: “Quando vocês rezarem, digam: Pai, santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino. Dá-nos a cada dia o pão de amanhã, e perdoa-nos os nossos pecados, pois nós também perdoamos a todos aqueles que nos devem; e não nos deixes cair em tentação.”

Opinião – a oração é nosso meio de aproximarmo-nos de Deus, então perante o pedido os discípulos Jesus ensinou as palavras do Pai nosso, que resumem nosso comportamento para com Deus, de maneira simples e direta.

O Padre Roger Araújo destaca o seguinte aspecto da oração na homilia de hoje: “A oração começa pela vontade e pela decisão de orar, pela atitude de nos colocar em oração na presença de Deus.”

Uma boa noite a todos.

Textos leituras: Bíblia Sagrada – edição Pastoral – Editora Paulus 1990, 65º impressão
Disponível em: http://www.paulus.com.br/biblia-pastoral/_INDEX.HTM

Salmo: Canção nova. Disponível em https://liturgia.cancaonova.com/liturgia/27a-semana-tempo-comum-quarta-feira/?sDia=11&sMes=10&sAno=2017

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.