Liturgia diaria 26/08/2017

20ª Semana do Tempo Comum – Sábado

Primeira Leitura: Leitura do Livro de Rute (2,1-3.8-11;4,13-17)

Lutar pelos próprios direitos –  Noemi tinha um parente, por parte do marido. Era uma pessoa importante do clã de Elimelec, e se chamava Booz. Rute, a moabita, disse a Noemi: “Deixe-me ir ao campo onde estão colhendo cevada. Se alguém me deixar, irei atrá dele catando umas espigas.” Noemi concordou: “Pode ir, minha filha”, Rute foi ao campo catar o restolho das espigas, atrás dos cortadores. E por acaso foi parar num dos campos de Booz, do clã de Elimelec.

Provocar fraternidade e partilha – Então Booz disse a Rute: “Escute, minha filha. Não vá catar espigas em outro campo. Não se afaste daqui. fique com minhas empregadas. Observe o terreno que os homens estão ceifando e vá atrás deles. Ordenei aos meus empregados que não incomodem você. Quando estiver com sede, pode ir até as bilhas e beba a água que os empregados tiverem trazido.” Então Rute se prostou com o rosto no chão e perguntou a Booz: “Por que o senhor esta sendo tão bom comigo?” Por que está dando tanta atenção para mim? Eu sou uma estrangeira!” Booz respondeu: “Fiquei sabendo de tudo o que você fez por sua sogra, depois que você perdeu o marido. Você deixou pai e mãe, abandonou sua terra natal e veio viver no meio de um povo que voc~e não conhecia.”

A esperança traz vida – Booz se casou com Rute. E ela se tornu sua esposa. Booz teve relações com ela, e Javé deu a Rute a graça de engravidar, e ela deu à luz um Filho. As mulheres diziam a Noemi: “Javé seja bendito! Ele não deixou que hoje faltasse para você um resgatador. O nome dele se tornará famoso em Israel”. Ele será para você um consolador e um apoio na velhice, pois quem o gerou é sua nora. Ela ama você, e é melhor para você que sete filhos”. Noemi pegou o menino, o pôs no colo e foi para ele uma verdadeira mãe de criação. As vizinhas deram um nome ao menino, dizendo: “Nasceu um filho para Noemi”. E lhe deram o nome de Obed. Obed foi o pai de Jessé. e Jessé foi o pai de Davi.

Opinião: esses trechos do livro de Rute mostram a importância do esforço e da tentativa, da coragem de estar em um lugar, uma situação na vida e procurar algo melhor, Rute e sua nora Noemi passaram maus bocados, pois perderam seus esposos e estavam vivendo numa sociedade onde a falta de um homem deixava poucas opções as mulheres, os tempos eram bem diferentes na época da escrita desse livro, não haviam tantas oportunidades, mas isso impediu Noemi? Não. E após ela tomar a decisão de ir trabalhar e perseverar na suas boas atitudes nos aspectos da sua vida, ela foi conquistando e recebendo boas coisas de Deus, da própria vida, como reflexo e fruto das suas ações, claro que coisas ruins acontecem para quem faz coisas boas, mas a regra na natureza, como tantos filósofos já explicaram através de máximas como “Aqui se faz, aqui se paga” ou “Quem planta vento colhe tempestade” é que toda ação tem uma reação, pela física sempre contraria, mas por vez uma boa ação gera uma cadeia de eventos que traz dádivas mais a frente. O importante é perseveramos no caminho certo, no caminho natural, aqui expresso através das Palavras de Deus, mas que também é visto naturalmente no nosso dia a dia se abrimos os olhos.

Salmo Responsório (Sl 127)

-Será abençoado todo aquele que respeita o Senhor

Será abençoado todo aquele que respeita o Senhor

-Feliz és tu se temes o Senhor e trilhas seus caminhos! Do trabalho de tuas mãos hás de viver, serás feliz, tudo irá bem!

Será abençoado todo aquele que respeita o Senhor

-A tua esposa é uma videira bem fecunda no coração da tua casa; os teus filhos são rebentos de oliveira ao redor de tua mesa.

Será abençoado todo aquele que respeita o Senhor

-Será assim abençoado todo homem que teme o Senhor. O Senhor te abençoe de Sião; cada dia de tua vida.

Será abençoado todo aquele que respeita o Senhor

Opinião: o Salmo continua na linha da primeira leitura: as conquistas da vida virão do seu trabalho, sempre caminhando ‘nas trilhas’ do Senhor. Seguindo as boas praticas passadas, o Conhecimento que esta presente na Palavra de Deus, basicamente procurando fazer o correto sempre, não procurarmos atrapalhar a vida do próximo, focando no nosso desenvolvimento as conquistas virão, infelizmente não no nosso tempo ou exatamente quando queremos, mas elas virão. Perseverança, força de vontade e esforço fazem muito a diferença em todas as áreas da vida: seja um estudante varando madrugadas estudando para entrar na faculdade ou conseguir a vaga tão desejada; um atleta que treina todos os dias, ‘religiosamente’, para atingir o máximo de seu desempenho em uma competição, um trabalhador que faz o seu trabalho da melhor maneira possível, todos os dias. Todas essas ações trazem bons frutos em algum momento, podemos dizer que sempre pela intervenção divina de Deus, mas milagres não acontecem nas nossas vidas se não nos esforçamos para criar eles.

Segunda Leitura: Evangelho de São Mateus (23, 1 – 12)

Jesus condena a dominação intelectual – Jesus falou às multidões e aos seus discípulos: “Os doutores da Lei e os fariseus têm autoridade para interpretar a Lei de Moisés. Por isso, vocês devem fazer e observar tudo o que eles dizem. Mas não imitem suas ações, pois eles falam e não praticam. Amarram pesados fardos e os colocam nos ombros dos outros, mas eles mesmos não estão dispostos a movê-los, nem sequer com um dedo. Fazem todas as suas ações só para sempre vistos pelos outros. Vejam como eles usam faixas largas na testa e nos braços, e como põem na roupa longas franjas, com trechos da Escritura. gostam dos lugares de honra nos banquetes e dos primeiros lugares nas sinagogas; gostam de ser cumprimentados nas praças públicas, e de que as pessoas os chamem mestre. Quanto a vocês, nunca se deixem chamar mestre, pois um só é o Mestre de vocês, e todos vocês são irmãos. Na terra, não chamem a ninguém Pai, pois um só é o Pai de vocês, aquele que está no céu. Não deixem que os outros chamem vocês líderes, pois um só é o Líder de vocês: o Messias. Pelo contrário, o maior de vocês deve ser aquele que serve a vocês. Quem se eleva será humilhado, e quem se humilha será elevado.”

Opinião: Jesus nessa passagem procura orientar sobre duas falhas que o ser humano pode exibir: a hipocrisia e a falta de humildade. A hipocrisia é expressa pelos Doutores da Lei, que tinham acesso ao Conhecimento da Palavra de Deus, as regras que não só regiam o aspecto religioso da vida, mas também aquele conhecimento básico útil ao dia a dia, necessário para manter a sociedade produtiva e unida, mas o que eles faziam? Deixavam claro que as ações mundanas, do dia a dia eram para as pessoas comuns, e que eles não precisariam fazer elas, vivam pelo orgulho de serem reconhecidos como Doutores e não pelo prazer de passar o Conhecimento e orientar as pessoas, distribuíam regras que eles mesmos não cumpriam, então em vez de liderarem pelo exemplo, que é o tipo de liderança que as pesquisas de estudos humanos, recursos humanos e administração demonstram ser o tipo de liderança que traz mais resultados. A falta de humildade também esta presente nos Doutores da Lei, e Jesus sabendo que isso cresce rapidamente dentro do ser humano, já orientava seus discípulos a combaterem ela ensinando que eles deveriam ser o mais humildes dos humildes, pois muitas vezes vemos aqueles que se vendem bem, que sabem ‘vender o seu peixe’, se promover em cima dos outros galgando posições e crescendo na vida, mas é um crescimento falso, sem vida e que invariavelmente uma hora falha, desmorona, e traz a tona todas as falsidades e fragilidades, como bem diz o ditado popular moderno: “Uma hora a casa cai”. A crise política que o Brasil vive no momento é diretamente ligada a isso, o povo já esta cansado dos políticos roubarem e cantarem de galo com toda a pompa, para alguns deles a casa já caiu, e não deve demorar para que mais caiam, espero eu.

A homilia de hoje da Canção Nova é justamente sobre isso, intitulada “A hipocrisia contamina nossa vida” nela o Padre Roger Araújo fala sobre esses defeitos da sociedade e da necessidade que temos de alinharmos nossas ações e pensamentos do dia a dia com os ensinamentos e exemplos de Cristo, nada de apontarmos para os erros dos outros e ignorarmos os nossos, devemos ser exemplo para que os outros enxerguem seus próprios erros e assim também possam melhorar.

Um bom sábado a todos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.