Liturgia Diária: 25ª Semana do Tempo Comum – Segunda-feira – 25/09/2017

Primeira Leitura: Livro de Esdras (Esd 1,1-6)

O renascimento da esperança – No primeiro ano de reinado de Ciro, rei da Pérsia, Javé, cumprindo o que tinha dito pelo profeta Jeremias, despertou a consciência de Ciro, rei da Pérsia, que proclamou por todo o império, a viva voz e por escrito, o seguinte: “Ciro, rei da Pérsia, decreta: Javé, o Deus do céu, entregou-me todos os reinos do mundo. Ele me encarregou de construir para ele um Templo em Jerusalém, na terra de Judá. Quem de vocês provém do povo dele? Que o seu Deus esteja com ele. Volte para Jerusalém, na terra de Judá, para reconstruir o Templo de Javé, o Deus de Israel. Ele é o Deus que reside em Jerusalém. Todos os sobreviventes, de todo lugar para onde tiverem imigrado, receberão da população local prata e ouro, bens e animais, além de ofertas espontâneas para o Templo de Deus, que está em Jerusalém.”

Então todos os que se sentiram movidos por Deus – chefes de família de Judá e Benjamin, sacerdotes e levitas – puseram-se a caminho para reconstruir o Templo de Javé em Jerusalém. Os vizinhos lhes deram de tudo: prata e ouro, bens, animais e joias, além de ofertas espontâneas.

Opinião – passagem histórica, sobre o retorno do povo dos judeus para sua terra natal após anos em outros lugares. Demonstra a organização da comunidade novamente.

Salmo Responsório (Sl 125)

– Maravilhas fez conosco o Senhor!

Maravilhas fez conosco o Senhor!

– Quando o Senhor reconduziu nossos cativos, parecíamos sonhar; encheu-se de sorriso nossa boca, nossos lábios de canções.

Maravilhas fez conosco o Senhor!

– Entre os gentios se dizia: “Maravilhas fez com eles o Senhor!” Sim, maravilhas fez conosco o Senhor, exultemos de alegria.

Maravilhas fez conosco o Senhor!

– Mudai a nossa sorte, ó Senhor, como torrentes no deserto. Os que lançam as sementes entre lágrimas, ceifarão com alegria.

Maravilhas fez conosco o Senhor!

– Chorando de tristeza sairão, espalhando suas sementes; cantando de alegria voltarão, carregando os seus feixes!

Maravilhas fez conosco o Senhor!

Opinião – salmo de exaltação e agradecimento por todas as coisas boas que o Senhor Deus faz em nossas vidas, por vezes sofremos, passamos por dificuldades, mas estas nos tornam mais fortes, e se na ida sofremos, na volta colhemos os frutos do nosso desenvolvimento.

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas (Lc 8,16-18)

Ouvir e agir – “Ninguém acende uma lâmpada para cobri-la com uma vasilha ou colocá-la debaixo da cama. Ele a coloca no candeeiro, a fim de que todos os que entram vejam a luz. De fato, tudo o que está escondido deverá tornar-se manifesto; e tudo o que está em segredo deverá tornar-se conhecido e claramente manifesto. Portanto, prestem atenção como vocês ouvem: para quem tem alguma coisa, será dado ainda mais; para aquele que não tem, será tirado até mesmo o que ele pensa ter.”

Opinião – que nossas ações e intenções sejam claras e diretas, que não fiquemos escondemos nossos pensamentos e escolhas. Sejamos sinceros e transparentes, sempre guiados pela Luz divina do Conhecimento de Deus.

A homilia de hoje, criada pelo Padre Roger Araújo, justamente trata da importância de que nossas ações sejam claras: iluminadas por Deus, que nossos corações se encham de luz e que a escuridão dos pensamentos e ações mundanas seja eliminada de nossas vidas.

Uma boa noite a todos

Textos leituras: Bíblia Sagrada – edição Pastoral – Editora Paulus 1990, 65º impressão
Disponível em: http://www.paulus.com.br/biblia-pastoral/_INDEX.HTM

Salmo: Canção nova. Disponível em https://liturgia.cancaonova.com/liturgia/25a-semana-tempo-comum-segunda-feira/?sDia=25&sMes=09&sAno=2017

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.