Liturgia Diária: 24ª Semana do Tempo Comum – Quarta-feira – 20/09/2017

Primeira Leitura: Primeira Carta de São Paulo a Timóteo (1Tm 3,14-16)

Escrevo-lhe essas coisas esperando encontrá-lo em breve. Se eu me atrasar, você saberá como proceder na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, coluna e sustentáculo da verdade. De fato, como é grande o mistério da piedade: ele se manifestou na carne, foi justificado no espírito, apareceu aos anjos, foi anunciado aos pagãos, foi acreditado no mundo e exaltado na glória.

Opinião – final do trecho da carta onde Paulo informa a Timóteo que espera encontra-lo em breve, mas que sabe que Timóteo esta preparado para seguir no caminho de Cristo mesmo se Paulo não o encontrar mais. Por fim Paulo ressalta o milagre da vinda de Cristo e todos os seus feitos.

Salmo Responsório (Sl 110)

– Grandiosas são as obras do Senhor!

Grandiosas são as obras do Senhor!

– Eu agradeço a Deus de todo o coração junto com todos os seus justos reunidos! Que grandiosas são as obras do Senhor, elas merecem todo o amor e admiração!

Grandiosas são as obras do Senhor!

– Que beleza e esplendor são os seus feitos! Sua justiça permanece eternamente! O Senhor bom e clemente nos deixou a lembrança de suas grandes maravilhas.

Grandiosas são as obras do Senhor!

– Ele dá o alimento aos que o temem e jamais esquecerá sua Aliança. Ao seu povo manifesta seu poder, dando a ele a herança das nações.

Grandiosas são as obras do Senhor!

Opinião – Deus opera em nossas vidas diversos milagres, de diversos tamanhos, e de diversas maneiras. Demos graças a todos esses milagres, e saibamos valorizar cada dádiva que recebemos, não desperdiçando nosso potencial.

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas (Lc 7,31-35)

Os filhos da sabedoria – “Com quem eu vou comparar os homens desta geração? Com quem se parecem eles? São como crianças que se sentam nas praças e se dirigem aos colegas, dizendo: ‘Tocamos flauta, e vocês não dançaram; cantamos música triste, e vocês não choraram’. Pois veio João Batista, que não comia e nem bebia, e vocês disseram:’Ele tem um demônio!’

Veio o Filho do Homem, que come e bebe, e vocês dizem: ‘Ele é um comilão e beberrão, amigo dos cobradores de impostos e dos pecadores!’. Mas a sabedoria foi justificada por todos os seus filhos.”

Opinião – Jesus demonstra como o povo em muitas vezes não esta contente com o que tem: encontraram defeitos em João Batista e até mesmo em Jesus Cristo, pois o povo criou expectativas mundanas para o seu Salvador, que não veio para suprir essas vontades mundanas do povo, mas sim liderar os corações por um caminho de vida melhor, mais puro, mais direito, mais correto.

Na homilia de hoje o Padre Roger Araújo chama nossa atenção para o devido comportamento junto a Palavra de Deus: deixemos nossa indiferença de lado, nossa frieza, e aceitemos de coração inteiro o Conhecimento e a Sabedoria da Palavra de Deus, somente assim ela irá preencher nossos corações, guiar nossa vida e permitir nosso desenvolvimento por completo.

Uma boa noite a todos.

Textos leituras: Bíblia Sagrada – edição Pastoral – Editora Paulus 1990, 65º impressão
Disponível em: http://www.paulus.com.br/biblia-pastoral/_INDEX.HTM

Salmo: Canção nova. Disponível em https://liturgia.cancaonova.com/liturgia/24a-semana-tempo-comum-quarta-feira/?sDia=20&sMes=09&sAno=2017

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.