Liturgia diária: 23ª Semana do Tempo Comum – Segunda-feira – 11/09/2017

Primeira Leitura: Carta de São Paulos aos Colossenses (Cl 1,24-2,3)

O mistério do projeto de Deus – Agora eu me alegro de sofrer por vocês, pois vou completando em minha carne o que falta nas tribulações de Cristo, a favor do seu corpo, que é a Igreja. Eu me tornei ministro da Igreja, quando Deus me confiou este encargo junto a vocês: anunciar a realização da Palavra de Deus, o mistério escondido desde o começo dos tempos e gerações, e que agora é revelado aos cristãos. Deus quis manifestar aos cristãos a riqueza gloriosa que este mistério representa para os pagãos, isto é, o fato de que Cristo, a glória esperada, está em vocês. E é esse Cristo que anunciamos, aconselhando e ensinando a todos com plena sabedoria, para que todos sejam cristãos perfeitos. É para isso que me esforço e luto, sustentado pela força de Cristo que age de forma poderosa em mim.

Firmeza na fé – Quero que vocês saibam da difícil luta que enfrento por vocês, pelos de Laodicéia e por todo aqueles que nunca me viram pessoalmente. Sofro para que eles sejam confortados em seus corações e assim, estreitamente unidos no amor, se enriqueçam com a plenitude da compreensão, a fim de conhecerem o mistério de Deus: Cristo, no qual estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e ciência.

Opinião – Paulo demonstra nesses trechos como dificuldades surgem quando tentamos propagar a Palavra de Deus, mas essas mesmas dificuldades se tornam exemplos para mostrar como o Conhecimento, a Sabedoria de Deus nos permitem prosperar, nos desenvolver e assim entendermos todo o mundo e seu funcionamento, permitindo assim que trabalhemos melhor e produzirmos melhores e maiores frutos.

Salmo Responsório (Sl 61,6-7.9)

– A minha glória e salvação estão em Deus.

A minha glória e salvação estão em Deus.

– Só em Deus a minha alma tem repouso, porque é dele que me vem a salvação! Só ele é meu rochedo e salvação, a fortaleza, onde encontro a segurança!

A minha glória e salvação estão em Deus.

– Povo todo, esperai sempre no Senhor, e abrir diante dele o coração: nosso Deus é um refúgio para nós.

A minha glória e salvação estão em Deus.

Opinião – o salmo começa com a afirmação que só Deus, somente Ele, pode nos proteger, sempre nos dando força e orientação para enfrentar as dificuldades. Na segunda parte há um pedido para que todos notem isso e aceitem Deus, seu Conhecimento, sua Sabedoria, em nossos corações e vidas.

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas (Lc 6,6-11)

A lei de Jesus é salvar o homem – Em outro sábado, Jesus entrou na sinagoga e começou a ensinar. Aí havia um homem com a mão direita seca. Os doutores da Lei e os fariseus espiavam, para ver se Jesus iria curá-lo durante o sábado, e assim encontrarem motivo para acusá-lo. Mas Jesus sabia o que eles estavam pensando, e disse ao homem da mão seca: “Levante-se e fique no meio.” Ele se levantou e ficou de pé. Jesus disse aos outros: “Eu pergunta a vocês: a Lei permite no sábado fazer o bem ou fazer o mal, salvar uma vida ou deixar que se perca?” Então Jesus olhou para todos os que estavam ao seu redor, e disse ao homem: “Estenda a mão.” O homem assim o fez, e sua mão ficou boa. Eles ficaram com muita raiva e começaram a conversar sobre o que poderiam fazer contra Jesus.

Opinião – Jesus veio para salvar os homens, lutando contra uma sociedade travada, opressora e presa a interpretações da Lei de Deus errôneas, que não permitiam as pessoas se desenvolverem. Nesse caso fica claro, Jesus opera um milagre, cura um homem de sua doença e em vez dos doutores da Lei e dos fariseus, que seriam aqueles com grande Conhecimento da Palava de Deus, ficarem contentes, já querem derrubar Jesus pois ele se mostra mais popular e poderoso que eles. Não interessa para eles o bem estar do povo, somente o deles. Jesus veio justamente com a missão oposta, ele veio salvar os homens, se sacrificando ao máximo para isso, mesmo na pior hora pedindo por nós junto ao Pai para sermos perdoados. Podemos não realizar os milagres de Jesus, mas podemos crescer e ajudarmos nossos próximos, assim também vivendo conforme Jesus.

Hoje em sua homilia o Padre Roger Araújo expande a ideia de ajudarmos o próximo, deixando claro que ao salvamos o próximo, ao cuidarmos dele, colocando ele no centro das atenções com os seus problemas, em vez dos nossos, estamos tornando o mundo um lugar melhor não só para nós ou para ele, mas para todos nós.

Uma boa noite a todos.

Textos leituras: Bíblia Sagrada – edição Pastoral – Editora Paulus 1990, 65º impressão
Disponível em: http://www.paulus.com.br/biblia-pastoral/_INDEX.HTM

Salmo: Canção nova. Disponível em http://liturgia.cancaonova.com/liturgia/23a-semana-tempo-comum-segunda-feira/?sDia=11&sMes=09&sAno=2017

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.