Liturgia diária: 23ª Semana do Tempo Comum – Quarta-feira – 13/09/2017

Primeira Leitura: Carta de São Paulo aos Colossenses (Cl 3,1-11)

Procurar as coisas do alto – Se vocês foram ressuscitados com Cristo, procurem as coisas do alto, onde Cristo está sentado à direita de Deus. Pensem nas coisas do alto, e não nas coisas da terra. Vocês estão mortos, e a vida de vocês está escondida com Cristo em Deus. Quando Cristo se manifestar, ele que é a nossa vida, então vocês também se manifestarão com ele na glória.

Vida nova em Cristo – Façam morrer aquilo que em vocês pertence à terra: fornicação, impureza, paixão, desejos maus e a cobiça de possuir, que é uma idolatria. Isso é o que atraia a ira de Deus sobre os rebeldes. Outrora, também vocês eram assim, quando viviam entre eles. Agora, porém, abandonem tudo isso: ira, raiva, maldade, maledicência e palavras obscenas, que saem da boca de vocês. Não mintam uns aos outros. De fato, vocês foram despojados do homem velho e de suas ações, e se revestiram do homem novo que, através do conhecimento, vai se renovando à imagem do seu Criador. E aí já não há grego nem judeu, circunciso ou incircunciso, estrangeiro ou bárbaro, escravo ou livre, mas apenas Cristo, que é tudo em todos.

Opinião – passagem que deixa claro que o Conhecimento, a utilização de Jesus como um exemplo é o caminho para uma vida mais completa, mais elevada, que permite a nós nos desenvolvermos por completo, deixando os erros e falhas do nosso passado e progredindo, sempre a frente, sempre com Cristo como exemplo.

Salmo Responsório (Sl 144)

– O Senhor é muito bom para com todos.

O Senhor é muito bom para com todos.

– Todos os dias haverei de bendizer-vos, hei de louvar o vosso nome para sempre. Grande é o Senhor e muito digno de louvores, e ninguém pode medir sua grandeza.

O Senhor é muito bom para com todos.

– Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem, e os vossos santos com louvores vos bendigam! Narrem a glória e o esplendor do vosso reino e saibam proclamar vosso poder!

O Senhor é muito bom para com todos.

– Para espalhar vossos prodígios entre os homens e o fulgor do vosso reino esplendoroso. O vosso reino é um reino para sempre, vosso poder, de geração em geração.

O Senhor é muito bom para com todos.

Opinião – salmo de louvor e agradecimento ao Senhor, informando que sempre haveremos a de agradecer a ele por todas as nossas conquistas.

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas (Lc 6,20-26)

Levantando os olhos para os discípulos, Jesus disse: “Feliz de vocês, os pobres, porque o Reino de Deus lhes pertence. Feliz de vocês que agora têm fome, porque serão saciados. Feliz de vocês que agora choram, porque há de rir. Felizes de vocês se os homens os odeiam, se os expulsam, os insulta e amaldiçoam o nome de vocês, por causa do Filho do Homem. Alegrem-se nesse dia, pulem de alegria, pois será grande a recompensa de vocês no céu, porque era assim que os antepassados deles tratavam os profetas. Mas, ai de vocês, os ricos, porque já têm a sua consolação! Ai de vocês, que agora têm fatura, porque vão passar fome! Ai de vocês, que agora riem, porque vão ficar aflitos e irão chorar! Ai de vocês, se todos os elogiam, porque era assim que os antepassados deles tratavam os falsos profetas.”

Opinião – Passagem que realça que os verdadeiros frutos de nosso trabalho não são coisas materiais, itens mundanos que acumulamos em nossas vidas, mas sim aquelas conquistas alinhadas com Deus, onde não procuramos preencher nossas vidas com posses supérfluas, mas sim com conquistas, desenvolvimentos fundamentados no Conhecimento de Deus, visando sempre o desenvolvimento pleno nosso e da nossa sociedade conosco.

A continuação desse raciocínio, dando enfase ao nosso dia a dia, a importância de não lembrarmos de Deus apenas nos momentos difíceis, mas em todos, é o que o Padre Roger Araújo fala na homilia de hoje.

Uma boa noite a todos.

Textos leituras: Bíblia Sagrada – edição Pastoral – Editora Paulus 1990, 65º impressão
Disponível em: http://www.paulus.com.br/biblia-pastoral/_INDEX.HTM

Salmo: Canção nova. Disponível em http://liturgia.cancaonova.com/liturgia/23a-semana-tempo-comum-quarta-feira/?sDia=13&sMes=09&sAno=2017

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.