Liturgia diária: 22ª Semana do Tempo Comum – Sábado – 09/09/2017

Primeira Leitura: Carta de São Paulo aos Colossenses (Cl 1,21-23)

Fidelidade ao Evangelho de Cristo – antigamente vocês eram estrangeiros e inimigos de deus, por causa das obras más que praticavam e pensavam. Agora, porém, com  a morte que Cristo sofreu em seu corpo mortal, Deus reconciliou vocês, para torná-los santos, sem mancha e sem reprovação diante dele. Isso tudo, sob a condição de que vocês permaneçam alicerçados e firmes na fé, sem se deixarem afastar da esperança no Evangelho que vocês ouviram, e que foi anunciado  a toda criatura que vive debaixo do céu. Eu, Paulo, me tornei ministro desse Evangelho.

Opinião – se antes eramos pecados, inimigos de Deus, com o sacrifício de Jesus Cristo e a nossa aceitação do Conhecimento e Sabedoria que ele transmitiu pela Palavra de Deus, nos tornamos passiveis do amor de Deus novamente, pois viveremos conforme suas leis, nos desenvolvendo por completos e ajudando o próximo a fazer o mesmo.

Salmo responsório (Sl 53)

– Quem me protege e me ampara é meu Deus.

Quem me protege e me ampara é meu Deus.

– Por vosso nome, salvai-me, Senhor; e dai-me a vossa justiça! Ó meu Deus, atendei minha prece e escutai as palavras que eu Digo!

Quem me protege e me ampara é meu Deus.

– Quem me protege e me ampara é meu Deus; é o Senhor quem sustenta minha vida! Quero ofertai-vos o meu sacrifício de coração e com muita alegria; quero louvar, ó Senhor, vosso nome, quero cantar vosso nome que é bom!

Quem me protege e me ampara é meu Deus.

Opinião – aceitando de coração a Deus, nos momentos difíceis, perante os desafios, é ele quem ira nos proteger, nos amparar, dando clareza de pensamentos e orientação de ações para superar os problemas.

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas (Lc 6,1-5)

Jesus liberta da lei – Num dia de sábado, Jesus estava passando por uns campos de trigo. Os discípulos arrancavam e comia as espigas, debulhando-as com as mãos. Então alguns fariseus disseram: “Por que vocês estão fazendo o que não é permitido em dia de sábado?” Jesus respondeu: “Então vocês não leram o que Davi e seus companheiros fizeram quando estavam sentindo fome? Davi entrou na cada de Deus, pegou e comeu dos pães oferecidos a Deus, e ainda os deu a sues companheiros. No entanto, só os sacerdotes podem comer desses pães.” E Jesus acrescentou: “O Filho do Homem é senhor do sábado.”

Opinião: mais um trecho que mostra que Jesus veio para quebrar as correntes que prendiam a sociedade da época numa situação onde alguns poucos, os doutores da Lei e sacerdotes tinham muitos benefícios e o resto da população possuía somente obrigações, isso tudo devido as interpretações da Palavra de Deus que esses doutores e sacerdotes faziam, que punham peso no povo humilde e traziam facilidades para os ricos e poderosos.

Na homilia de hoje o Padre Roger Araújo realça justamente essa mensagem de que tendo a Palavra de Deus em nossos corações e o Exemplo de Jesus nas nossas vidas, não iremos desanimar perante os problemas, sempre que tivermos Jesus em nossas vidas, haveremos de prosperar e crescer sempre.

Uma boa noite a todos.

Fontes

Textos leituras: Bíblia Sagrada – edição Pastoral – Editora Paulus 1990, 65º impressão
Disponível em: http://www.paulus.com.br/biblia-pastoral/_INDEX.HTM

Salmo: Canção nova. Disponível em http://liturgia.cancaonova.com/liturgia/22a-semana-tempo-comum-sabado/?sDia=9&sMes=09&sAno=2017

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.