Liturgia diária: 22ª Semana do Tempo Comum – Quarta-feira – 06/09/2017

Primeira Leitura: Leitura da Carta de São Paulo aos Colossenses (Cl 1,1-8)

Endereço e saudação – Paulo, apóstolo de Jesus Cristo pela vontade de Deus, juntamente com o irmão Timóteo, aos cristãos de Colossas, fiéis irmãos em Cristo. Que a graça e a paz de Deus, nosso Pai, estejam com vocês.

Agradecimento: a vida cristã – Damos graças a Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, sempre que rezamos por vocês. De fato, ouvimos falar da fé que vocês tem em Jesus Cristo, e do amor de vocês por todos os cristãos, por causa da esperança daquilo que para vocês está reservado no céu. Tal esperança já lhes foi anunciada pela Palavra da Verdade, o Evangelho, que chegou até vocês. Assim como o Evangelho dá fruto e cresce no mundo inteiro, o mesmo acontece entre vocês, desde o dia em que ouviram e conheceram na verdade a graça de Deus. Isso vocês aprenderam de Epafras, nosso querido companheiro de serviço, que nos substituiu fielmente como ministro de Cristo. Foi ele quem nos contou sobre o amor com que o Espírito anima vocês.

Opinião – a carta começa com a identificação de quem a escreve e para quem esta endereçada, já desejando que a graça e a paz de Deus esteja com o destinatário da carta. Essa mesma graça e paz são exaltadas pelos Colossenses já terem incluído o Evangelho no seu jeito de viver, sempre desejando a paz final que o mesmo há de entregar, amando aos próximos e multiplicando assim o alcance da Palavra de Deus.

Salmo Responsório (Sl 51)

– Confio na clemência do meu Deus, agora e sempre!

Confio na clemência do meu Deus, agora e sempre!

– Eu, porem, como oliveira verdejante na casa do Senhor, confio na clemência do meu Deus, agora e para sempre!

Confio na clemência do meu Deus, agora e sempre!

– Louvarei a vossa graça eternamente, porque vós assim agistes; espero em vosso nome, porque é bom, perante os vossos santos!

Confio na clemência do meu Deus, agora e sempre!

Opinião – salmo de confiança e promessa de total confiança em Deus, pois sabemos que ele é bom, e tudo que vem dele é natural, é correto, é direito.

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas (Lc 4,38-44)

Ser livre para servir – Jesus saiu da sinagoga e foi para a casa de Simão. A sogra de Simão estava com febre alta, e pediram a Jesus em favor dela. Inclinando-se para ela, Jesus ameaçou a febre, e esta deixou a mulher. Então, no mesmo instante, ela se levantou e começou a servi-los. Ao pôr do sol, todos os que tinham doentes atingidos por diversos males, os levavam a Jesus. Jesus colocava as mãos em cada um deles e os curava. De muitas pessoas também saíam demônios, gritando: “Tu és o Filho de Deus.” Jesus os ameaçava e não os deixava falar, porque os demônios sabiam que ele era o Messias.

Jesus anuncia o Reino – Ao raiar do dia, Jesus saiu e foi para um lugar deserto. As multidões o procuravam,e, indo até ele, não queriam deixá-lo ir embora. Mas Jesus disse: “Devo anunciar a Boa Notícia do Reino de Deus também para as outras cidades, porque para isso é que eu fui enviado.” E Jesus pregava nas sinagogas da Judéia.

Opinião – a fama de Jesus continua a se espalhar e se firmar por onde passa, para cada milagre que ele faz, diversas outras pessoas vem até ele pedir por mais milagres, mais curas, mais orientações, Jesus entrega essas curas, opera os milagres mas não se deixar ficar fixo em uma só localidade, pois ele sabe que deve espelhar o Evangelho por mais locais, não veio somente para salvar uma localização ou um povo somente, mas sim a todos, e é isso que ele faz:oferece sua salvação para quem quer que seja, onde quer que esteja, bastante aceitar a ele de coração e passando a viver uma vida justa, direita, correta, sempre visando o total desenvolvimento próprio e o auxilio ao próximo, garantindo que a sociedade portanto também se desenvolva.

O Padre Roger Araújo na homilia de hoje expressa como nos nossos momentos mais delicados, nas nossas maiores dores, nas nossas maiores dificuldades, devemos deixar Jesus nos auxiliar, carregar essas dores conosco, pois assim iremos nos tornar um com ele, iremos vivenciar uma vida plena, completa, e nossos problemas, nossas dores, irão diminuir, com a benção do Senhor e com o nosso desenvolvimento.

Uma boa noite a todos

Fontes

Textos leituras: Bíblia Sagrada – edição Pastoral – Editora Paulus 1990, 65º impressão
Disponível em: http://www.paulus.com.br/biblia-pastoral/_INDEX.HTM

Salmo: Canção nova. Disponível em http://liturgia.cancaonova.com/liturgia/22a-semana-tempo-comum-quarta-feira/?sDia=6&sMes=09&sAno=2017

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.