Resolvendo erro após logon com Autorun

Cenário: instalei um programa/software para testar uma funcionalidade, modo de demonstração/demo/trial mesmo e após o teste fiz a desinstalação do mesmo, já que ele não atendia a função que eu queria. Desliguei o computador e no próximo ciclo de inicialização, após o logon estava lá o pop-up: Programa XYZ não pode ser inicializado pois falta 123.dll. A desinstalação não havia sido completa pelo visto.

Resolução:

Baixar o pacote completo Sysinternals Suite da Microsoft, disponível em: https://docs.microsoft.com/en-us/sysinternals/downloads/sysinternals-suite

Descompactar ele na sua pasta de preferência, eu mandei para o C:\Sysinternals

Em seguida utilizar o executável “Autoruns64.exe”, clicando sobre o mesmo com botão direito e selecionando “Executar como administrador”

Aguardar o programa carregar a listagem na aba “Everything

Na listagem que irá aparecer, procurar pelo nome do programa que esta gerando o erro e desmarcar a caixa de seleção no começo da linha, assim desabilitando o mesmo

Bônus: todas as linhas destacadas com a cor amarela indicam entradas de “autoexecução “cujos arquivos já foram removidos, logo eu desmarquei elas também.

Vídeo do processo:

Artigo com caráter informativo, não me responsabilizo por alterações em outros computadores, antes de qualquer passo, faça um backup de seu computador.

Suas ações têm consequências, esteja ciente disto e saiba lidar com isto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.