Removendo coisas indesejadas: AdwCleaner

Logo AdwCleanerAs vezes por descuido nosso ou sacanagem de alguns desenvolvedores acabamos instalando nos nossos computadores programas indesejados, que sequestram nossas buscas, abrem sem serem requisitados, inserem anúncios nas paginas que navegamos e normalmente tornam nossos computadores mais lentos que o normal. Para nos livrar desses programas insuportáveis, conhecidos como crapware, bloatware e outros nomes não tão simpáticos, podemos utilizar ferramentas como o AdwCleaner, indicado pelo Lifehacker como uma ferramenta especifica para lidar com esse tipo de programa, cujo funcionamento será demonstrado a seguir.

Antes de tudo: esse artigo demonstra a minha experiencia com o programa, utilizando o mesmo em meu computador, a sua experiencia pode ser diferente da minha. Não use esse programa se não tiver conhecimento técnico razoável na área da informática. Sempre tenha um backup atualizado dos seus dados. Esse artigo tem um caráter informativo, não me responsabilizo por danos que esse ou outros programas e atitudes possam fazer aos seus equipamentos. Boa leitura.

Após baixarmos o programa ao executarmos ele o mesmo ira exibir um contrato de licença que tem que ser aceito para continuar. Portanto clique no botão da esquerda, com o texto “I Agree” (eu concordo, em inglês) AdwCleaner TermoDeUso

Em seguida será mostrada uma barra de progresso enquanto o programa carrega: Adwcleaner atualizaçãoCom o termino do carregamento a tela principal do AdwCleaner será apresentada:

AdwCleaner Tela Principal

Clicando no botão Scan o programa irá começar a caçar os programas indesejados e nocivos que estiverem em seu computador, apresentando os achados em cada uma das abas da tela principal, conforme a categorização abaixo:

  • Services: lista de todos os serviços indesejados presentes no computador
  • Folders: lista de todas as pastas que normalmente abrigam os programas indesejados
  • Files: os arquivos indesejados
  • Shortcuts: Atalhos para os programas indesejados, por vezes são criados atalhos com ícones de programas normais para enganar o usuário e faze-lo rodar os programas errados
  • Scheduled Tasks: tarefas agendadas que são vinculadas aos ‘hospedes não queridos’ do computador, não é raro encontrar aqui tarefas recorrentes que simplesmente reinstalam os programas, então você remove ele e no dia seguinte o desgraçado voltou.
  • Registry: nesta aba o AdwCleaner irá apresentar todas as chaves do registro do Windows, que é o local onde TODAS as configurações importantes do Windows são armazenadas. Que programa abre qual tipo de arquivo, qual a maneira de inicializar o sistema, cor das fontes, fuso horário, tudo fica no registro. Inclusive as entradas que os programas usam para burlar antivírus e outros sistemas.
  • Internet Explorer: o alvo preferido das criticas ao Windows, o IE normalmente sofre mais devido a possibilidade de ter complementos, extensões, active X e outras ameaças voltadas especificamente para ele, devido a sua presença praticamente garantida em todo computador com Windows e sua integração total ao mesmo
  • Firefox: o primeiro grande rival moderno do IE também é alvo dos programas indesejados, que mudam sua pagina inicial, trocam seu buscador padrão e enchem qualquer site com propagandas alheias
  • Chrome: o navegador do Google também sofre de ataques conforme o IE e o Firefox, então ele também tem sua aba

Abaixo o resultado de todas essas abas após eu passar o AdwCleaner em meu computador

AdwCleaner Aba Services

Adwcleaner Aba Chrome AdwCleaner Aba Files AdwCleaner Aba Firefox AdwCleaner Aba Folders AdwCleaner Aba Internet Explorer AdwCleaner Aba Registry AdwCleaner Aba ScheduledTasks AdwCleaner Aba Shortcuts

Após o termino do levantamento de todas essas categorias indesejadas, basta clicar no botão Cleaning e o AdwCleaner irá iniciar seu processo de limpeza, removendo tudo o que estiver marcado na sua lista de resultados, por isso é sempre bom revisar essa lista e verificar se não tem nada nela que você realmente precise e o programa caracterizou errado. Sempre verifique antes de clicar no botão Cleaning.

Itens verificados e botão clicado, o AdwCleaner irá mostrar a seguinte tela, com uma mensagem informando que os programas que estiverem em execução serão encerrados e que você deve salvar qualquer arquivo que esteja aberto, então faça isso e depois de garantir que seu trabalho esta são e salvo, clique no botão OK e a limpeza irá começar.

AdwCleaner aviso Cleaning

Quando a limpeza terminar o AdwCleaner irá informar que se você esta usando ele é porque alguns programas nocivos apareceram em seu computador, então ele irá fornecer algumas boas praticas, que eu traduzo abaixo:

  • Sempre baixe programas do site dos desenvolvedores ou de sites famosos e confiáveis
  • Quanto estiver instalando um programa, não saia clicando em Avançar/Next sem prestar atenção no contrato da tela e programas de terceiros que possam estar inclusos
  • Se programas de terceiros estiverem inclusos, desmarque as caixas de seleção para não instalar eles
  • Habilite a detecção de PUPs em seu antivírus

Essa são regras básicas para utilização com segurança de um computador, porém todos somos humanos e por vezes clicamos avançar avançar avançar rapidamente pois estamos com pressa… e depois recorremos a programas como o AdwCleaner e outros 😉

AdwCleaner aviso Boas Praticas

Após ler e concordar com as boas praticas. o AdwCleaner ira informar que precisa reiniciar o computador, somente clique no botão OK quanto estiver de acordo com isso.

AdwCleaner aviso Reiniciar

Quando o Windows terminar de carregar o AdwCleaner irá mostrar um log das alterações feitas, esses logs ficam salvos no C: caso você precise verificar o que foi feito posteriormente.

Adwcleaner log

Conclusão

O AdwCleaner é um software simples de usar e poderoso em relação a sua simplicidade, podendo remover uma grande gama de softwares indesejados. É uma ferramenta importante para manter o computador em estado saudável e sem programas indesejados, mas não deve ser utilizado sem um conhecimento técnico razoável e também não substitui a utilização de um AntiVirus rodando sempre em tempo real na maquina e outros programas contra spyware e malware.

2 pensou em “Removendo coisas indesejadas: AdwCleaner

  1. Prezado, tenho utilizado diariamente o Adwcleaner. Utilizo pela manhã, antes de começar o meu trabalho. Faço a limpeza normalmente. O que me chama a atenção é que no outro dia, a lista de ameças tem se repetido. E sempre na aba “chrome”, mostrando uma lista de “search provider”. Pergunto, o que pode barrar tais ameaças, já que elas são teoricamente conhecidas? Agradeço a atenção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.