Como criar novas células cerebrais

Desenvolvimento do cérebroStress, pouco tempo dormindo e uma alimentação longe do ideal são os maiores inimigos do nosso cérebro, pois aceleram a morte das nossas células cerebrais com a idade. Porém existem algumas coisas que podemos fazer, além de lidarmos e evitarmos os três itens do começo, e são essas coisas que vou listar nesse artigo.

Em vídeo disponível no canal do Ted Talks no Youtube (serio, sigam e assistam esse canal, é muito bom, tem também vários vídeos no NetFlix para quem for assinante e os vídeos possuem legendas em português) a neurologista Sandrine Thuret fala mais sobre a ‘neurogenesis’ que é o processo de criação de novas células no nosso querido cérebro. Ela lista as seguintes atividades como auxiliadoras nesse processo:

  • Aprender
  • Fazer sexo
  • Correr

Analisando “por cima” esses três itens fica claro que manter o corpo e a mente ativos é a melhor forma de combater a morte das nossas células cerebrais, lembrando bastante aquele antigo ditado: “Corpo são, mente sã”, (lembro de ouvir a Morgana do Castelo Ra-tim-bum falar isso…mas o Google e a Wikipedia me informam que foi o poeta Juvenal quem disse isso primeiro). Nosso corpo é uma maquina incrível, possivelmente perfeita, então se cuidarmos dos aspectos que podemos controlar, seja evitando ficarmos nervosos com aquilo que não podemos controlas (menos stress), procurando dormir as recomendadas 8 horas por dia e evitando comer só “tranqueira” e nos mantendo ativos mentalmente e fisicamente o corpo irá ter os meios e a vontade de se cuidar internamente.

FonteVi primeiro lá no Lifehacker, em mais um bom artigo pelo Patrick Allan dando um “apud” na doutora do vídeo. Disponível em:
http://lifehacker.com/three-things-you-can-do-to-grow-more-brain-cells-1739915263. Acesso em 06/11/2015.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.