Um hábito por ano para ser uma pessoa melhor

Talvez você tenha feito algumas promessas de ano novo para este que acaba de começar. Ou talvez você não seja muito fã de promessas de ano novo, mas mesmo assim você tem uma longa lista de objetivos que gostaria de alcançar e que sempre pipocam em sua mente de tempos e tempos.

De qualquer maneira, há uma boa chance de que em 12 meses a partir de hoje você não tenha conseguido atingir nenhum destes objetivos, ou seja, não ter feito mudança pessoal alguma.

Alguns vão dizer que isso é porque você não tornou seus objetivos suficientemente específicos. Ou pequenos demais.

Mas possivelmente isso é porque você tinha objetivoS, no plural.

Benjamin Franklin, um dos fundadores dos Estados Unidos, é creditado como dizendo: “A cada ano, removendo um hábito ruim por vez, é tempo suficiente para tornar melhor o pior dos homens.”

Essa ideia de “um hábito por ano” também funciona muito bem para desenvolver novas práticas positivas na nossa vida.

Enquanto muitos gostam de engrandecer suas capacidades, a verdade é que mudar um aspecto apenas de nossas vidas é extremamente difícil. Dívida seu poder de foco e sua força de vontade limitada ao trabalhar em diversos objetivos ao mesmo tempo e você não vai atingir nenhum deles.

Mesmo assim, você pode pensar: “Correr atrás de vários objetivos ao mesmo tempo pode não ser eficiente, mesmo assim vale a pena tentar, considerando que as mudanças que eu sinto são urgentes e necessárias e, portanto, não podem esperar um ou dois anos para serem realizadas?”

O problema aqui é que essa noção de tempo está errada.

Pensar em dez anos a partir de hoje parece uma eternidade de tão longe, porém ao fazermos o contrário, sentimos que a década passou muito rápido, como se o tempo tivesse voado.

O passar dos anos é mais rápido que pensamos, então é melhor definirmos nossos objetivos em períodos maiores.

Então chega 2031, e você pode perceber que você é exatamente a mesma pessoa que você era uma década a trás.

Ou, você pode perceber que: você se tornou alguém que acorda cedo, faz meditação, realiza jejuns intermitentes, anota e escreve sobre sua vida diariamente, que consegue beber 2 ou mais litros de água todos os dias, que usa o fio dental corretamente todos os dias, que faz levantamento de pesos, que consegue ler um livro por semana, que faz caminhadas conversando com a pessoa amada ao fim de tarde ou a noite, que se tornou uma máquina de estudos. Uma pessoa totalmente nova, construída ao trabalhar um hábito, e somente um hábito, por ano.

Este post é uma tradução/adaptação do texto original de Brett e Kate McKay no site Art Of Manliness, com o objetivo de espalhar uma mensagem que eu acredito e sigo além de praticar minhas capacidades de tradução e interpretação do inglês. Todos os direitos reservados aos autores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.