Comece com o que você já tem/sabe

Crise” parece ser a palavra da vez, alguns acreditando nela e outros desmentindo ela, mas com certeza é uma das palavras que mais esta sendo usada atualmente, seja no Brasil, seja no Mundo. Nesses períodos normalmente nosso poder aquisitivo diminui e por vezes muitos perdem seus empregos e suas fontes de renda, porém existe também o outro lado dessa moeda, onde muitos dizem que são nas crises que aparecem as grandes oportunidades, e aqui eu vou passar a mensagem que li sobre isso em um artigo gringo que mostra como podemos usar melhor nosso tempo livre para iniciarmos novos projetos, que podem ser muito uteis havendo ou não a chamada “crise”.

Eu mesmo já tive ideias de madrugada que revolucionariam o mundo em minha humilde opinião, mas que se perderam no tamanho volume de novas coisas que eu precisaria aprender para levar elas para frente e então eu simplesmente deixei para lá, (talvez o mundo que essas ideias revolucionariam fosse apenas aquele dos sonhos lúcidos do fim da madrugada;-))porém num daqueles “acasos” da vida, encontrei uma artigo no site Rockstarfinance.com porém originado no site Riskology.co que dá algumas dicas de como lidar com isso.

O artigo traz exemplos de empresas gringas, a CraigList que é uma espécie de MercadoLivre/OLX/PrimeiraMão e a Yankee Candle Company que é uma empresa de velas, e mostra como foram construídas a partir da boa utilização do tempo livre dos seus criadores e uma mentalidade essencial: eles começaram com o que eles já tinham ou já sabiam. A CraigList começou com o conhecimento técnico do seu criador em Servidores de Email e Programação e para resolver um problema que ele tinha e foi crescendo e crescendo. A Yankee começou com o fundador juntando o que tinha para fazer um presente para sua mãe, já que ele não tinha dinheiro para comprar um.

Os Cinco Passos que Tyler Tervooren traz em seu artigo são:

  1. Comece com o que você já tem ou sabe: como você vai usar o seu tempo livre, não desperdice ele começando a aprender uma habilidade essencial nova para o seu projeto, comece um projeto com o que você já sabe. Se você trabalhar com computadores, encontre um problema de diversas pessoas que os computadores possam resolver, o desenvolva e ofereça a essas pessoas. Se você trabalha com madeira e tem as ferramentas em casa, comece a fazer pequenos moveis ou aceitando encomendas pequenas que possam ser feitas no seu tempo livre.
  2. Mantenha as coisas bem simples: não complique demais as coisas logo no começo, se preocupe com o essencial, a base do seu novo empreendimento e depois vá desenvolvendo ele. Não aprendemos primeiro a correr e depois a andar, mas sim engatinhamos, depois andamos e só então desenvolvemos o equilíbrio e coordenação motora para corrermos, a natureza nos ensina isso desde cedo e podemos aplicar essa lição em muitos momentos de nossa vida. Os gringos tem até um ditado / acrônimo sobre isso: K.I.S.S – Keep It Simple Stupid – Mantenha isso simples estúpido.
  3. Mantenha-se articulado sempre: você estará trabalhando com o seu tempo livre, que é um recurso finito, então se mantenha sempre articulado, flexível e com o foco no seu objetivo, caso as coisas comecem a caminhar para um lado ou direção indesejado do seu objetivo, mova-se, adapte se e volte ao curso original. Obstáculos serão encontrados no caminho e você deve lidar com eles um a um.
  4. Transforme seu chefe em um investidor: essa é a mais difícil de trazer para o nosso cenário brasileiro a partir do artigo gringo, porém a ideia é que você pode contar com a ajuda da sua empresa atual para investir no seu novo projeto sem que você deixe de cumprir com as obrigações dela, o exemplo do artigo original era sobre como o Twitter começou após a Apple começar a ameaçar o domínio da Oreo no ramo dos PodCasts e um dos funcionários da ultima apresentou a ideia do Twitter, onde a empresa disponibilizou recursos para ele desenvolver a ideia, porém ele ainda teria que cumprir com suas obrigações diárias. A ideia geral aqui seria ver um problema que seu chefe ou empresa contratante possui e desenvolver algo que solucione isso e VENDER para ela/ele.
  5. Faça isso nos próximos 10 minutos: ok, chegamos até aqui então vamos recapitular:
    1. Comece com o que você já sabe ou já tem
    2. Mantenha as coisas bem simples
    3. Mantenha-se articulado sempre
    4. Transforme seu chefe em um investidor

Após recapitular tudo isso, você se deve fazer a seguinte pergunta:

Qual pequena ação que terá um forte impacto para iniciar ou continuar desenvolvendo um novo projeto eu posso fazer agora?

Pergunte-se isso todo dia pela manhã, sendo sincero consigo, respeitando os passos acima e tornando a realização dessa ação uma meta sua para o dia e você irá ver seus projetos extras desenvolvendo.

A minha resposta para essa pergunta hoje? Acordar uma hora mais cedo hoje e escrever esse artigo que você lê nesse momento:-)

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