Manual de Epicteto – Enchiridion – 46

XLVI. Nunca chame-se de filosofo, nem fale muito sobre os teoremas entre os não instruídos, mas acha de acordo com eles. Assim, em um espetáculo, não fale como as pessoas deveriam comer, mas coma como você deve. Pois lembre-se que dessa maneira Sócrates evitava toda ostentação. E quando pessoas vinham a ele querendo ser recomendadas por ele para filósofos, ele as aceitava e as recomendava tão bem, que as vezes ele ficava em segundo plano. Então se você tiver alguma conversa entre os não instruídos sobre teoremas filosóficos, seja você, pela maior parte, silencioso. Pois há um grande perigo em por para fora aquilo que você ainda não digeriu. E, se alguém dizer que você não sabe nada, e que você não é afetado por isso, então você pode ter certeza que você começou seus negócios. Pois as ovelhas não põe para fora a grama que elas comem para mostrar aos pastores o tanto que comeram; mas digerindo internamente a sua comida, elas produzem externamente lã e leite.Então, portanto, não mostre os teoremas aos não instruídos, mas as ações que resultam de você ter entendido eles.

Opinião – devemos falar menos e agir mais. Se quisermos ensinar alguem, devemos servir de exemplo em vez de ficarmos falando de teorias.

N.T: tradução minha a partir do texto de Elizabeth Carter disponível em http://classics.mit.edu/Epictetus/epicench.html.
Esse é um trabalho de pratica do meu inglês e também para conhecimento maior da Obra de Epicteto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.