Manual de Epicteto – Enchiridion – 36

XXXVI. Assim como a premissa, “Ou é dia, ou é noite”, é apropriada para um argumento severo, mas impropria para um argumento mais leve, assim também, em um jantar, escolher o maior pedaço é muito agradável para o apetite to corpo, mas totalmente inconsistente com o espírito social da ocasião. Quando você comer com outros, então, lembre-se não somente de valorizar as coisas diante de você pelos desejos corporais, mas valorizar pelo comportamento que você procura ter diante da pessoa que organiza a ocasião.

Opinião – existem momentos para tudo, inclusive para servos decididos e ‘cabeças duras’, trabalhando com opiniões fortes e imutáveis, porém nem toda conversa, argumentação precisa ser assim, por vezes devemos manter nossas opiniões para nós e trabalharmos nossas interações evitando o conflito com os outros; da mesma maneira, não devemos ceder aos desejos do nosso corpo e nos esbaldarmos sempre na realização de tais desejos, seja eles quais querem for. Em sociedade, devemos manter nossos bons modos e boa educação.

N.T: tradução minha a partir do texto de Elizabeth Carter disponível em http://classics.mit.edu/Epictetus/epicench.html.
Esse é um trabalho de pratica do meu inglês e também para conhecimento maior da Obra de Epicteto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.