Manual de Epicteto – Enchiridion – 33l

XXXIIIl. Quando for falar com alguém, particularmente com aqueles em um posto superior, apresente-se da maneira como Sócrates ou Zeno teriam feito, e você não ira estar em uma situação ruim com qualquer coisa que venha a acontecer.

Opinião – a lição aqui é a humildade, Sócrates é conhecido pela sua humildade, tendo fama de ser um grande conhecedor, afirmava constantemente que a única coisa que ele sabia era de que ele não sabia nada, ou seja, era sempre humilde perante os outros, sempre aberto a aprender com o próximo. Com essa atitude, qualquer coisa que acontecia com ele, a sua forma de enfrentar ela era sempre positiva, sempre procurando aprender algo com qualquer situação, por isso quando fomos falar com outra pessoa, estando ela acima ou não de nós, mantendo nossa humildade e tranquilidade quanto a situação, permitira que não importa o que aconteça, saiamos com algum aprendizado, algo positivo, mesmo que as vezes o que aprendemos seja o que não devemos fazer devido a uma bronca ou cobrança recebida, não devemos ficar chateados ou bravos pela puxada de orelha, mas sermos humildes para adaptarmos nosso comportamento e evitarmos essa mesma situação de orientação.

N.T: tradução minha a partir do texto de Elizabeth Carter disponível em http://classics.mit.edu/Epictetus/epicench.html.
Esse é um trabalho de pratica do meu inglês e também para conhecimento maior da Obra de Epicteto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.