Manual de Epicteto – Enchiridion – 33g

XXXIIIg. Conforme o possível, antes de se casar, mantenha-se puro de intimidades com as mulheres, e, se você deixar-se levar por tais intimidades, que seja de uma maneira respeitosa. Mas não seja um problema ou fique reprovando aqueles que tem tais intimidades, nem frequentemente fique exaltando o fato de você não tê-las

Opinião – lembrando que o estoicismo tem como foco o indivíduo e as ações sobre seu controle, ficar procurando liberdades com pessoas que lhe trazem prazer é uma busca que pode afundar com uma pessoa, o prazer, a luxuria poder ocupar totalmente a mente de alguém, ao ponto de ela não ver mais o que esta perdendo de restante dos prazeres da vida, procurando apenas a realização carnal. Caso esse prazer seja uma realidade não devemos obte-lô aos custos da dignidade da outra pessoa, e também não devemos ficar julgando aqueles que tem essa liberdade com outros. Não somos melhores ou piores que os próximos, devemos cuidar de nossas vidas, fazer nossas escolhas, arcar com as consequências delas e não ficar espalhando ao vento nossas ações esperando por reconhecimento por elas.

N.T: tradução minha a partir do texto de Elizabeth Carter disponível em http://classics.mit.edu/Epictetus/epicench.html.
Esse é um trabalho de pratica do meu inglês e também para conhecimento maior da Obra de Epicteto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.