Manual de Epicteto – Enchiridion – 30

XXX. Tarefas são universalmente medidas pelas relações.

Alguém é pai aqui? Se sim, é implicado que as crianças devem cuidar dele, submeter-se a ele em todas as coisas, pacientemente ouvir suas reprovações, suas correções. Mas ele é um mau pai.Você então seria naturalmente merecedor de um bom pai? Não, somente de um pai.

É um irmão injusto? Então, mantenha sua própria situação perante a ele.Considere não o que ele faz, mas o que você esta fazendo para manter a sua capacidade de escolha em um estado confortável perante a natureza.

Pois ninguém ira lhe machucar a não ser que você permita. Você será ferido quando você imaginar-se ferido. Desta maneira, portanto, você ira encontrar a partir da ideia de um vizinho, de um cidadão, um general, as tarefas correspondentes delegadas a você para contemplar vários relacionamentos.

Opinião – muitas vezes deixamos nossos relacionamentos com outros ditarem nossas ações, nossas escolhas, não para agradar a nós mesmos, mas para agradar os outros, e isso por vezes nos machuca. Não precisamos nos machucar, pois é nossa reação a ação deles que nos torna machucados ou não, se vivermos nossas vidas corretamente, procurando a nossa felicidade e evitando compromissos estabelecidos simplesmente pela sociedade com os quais não concordamos, não iremos nos machucar e viveremos muito mais contentes e realizados.

N.T: tradução minha a partir do texto de Elizabeth Carter disponível em http://classics.mit.edu/Epictetus/epicench.html.
Esse é um trabalho de pratica do meu inglês e também para conhecimento maior da Obra de Epicteto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.