Manual de Epicteto – Enchiridion – 16

XVI. Quando você ver alguém chorando em luto porque seu filho foi para o exterior, ou esta morto, ou porque ele sofreu em seus afazeres, tenha cuidado para que a aparência não engane você. Em vez disso, distingua em sua mente, e esteja preparado para dizer, “Não é o acidente que aflige essa pessoa, porque ele não aflige outra pessoa; é o julgamento que ela faz sobre isso.” Até onde as palavras vão, entretanto, não se rebaixe o nível dele, e certamente não lamente junto a ele. Não lamente internamente também.

Opinião – mais uma passagem que exemplifica como é importante termos controle das nossas emoções, pois por vezes sofremos por algo que atinge outras pessoas e as vezes nem elas estão sofrendo, ou sofrem menos do que agente. É natural do ser humano termos empatia pelos outros, mas não podemos chorar por aquilo que não controlamos, é um desperdício de energia, devemos focar nossa atenção naquilo que controlamos, sempre visando melhorarmos, nos desenvolvermos acima de tudo.

N.T: tradução minha a partir do texto de Elizabeth Carter disponível em http://classics.mit.edu/Epictetus/epicench.html.
Esse é um trabalho de pratica do meu inglês e também para conhecimento maior da Obra de Epicteto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.