Manual de Epicteto – Enchiridion – 15

XV. Lembre-se que você deve se comportar na vida como em um jantar. Algo é trazido a você? Estenda sua mão e pegue sua parte com moderação. Algo passa direto por você? Não interrompa. Algo ainda não veio? Não prolongue seu desejo para isso, mas aguarde até que isso chegue à você. Faça isso com relação a crianças, a uma esposa, a empregos, a riqueza e eventualmente você será digno de ser um parceiro no jantar dos deuses. E se você não pegar até mesmo as coisas que estão diante de você, mas for capaz até mesmo de rejeitá-las, então você não será somente digno de um jantar dos deuses, mas também de seu império. Pois, por fazer isso, Diogenes, Heráclito e outros como eles, merecidamente se tornaram, e foram chamados, de divinos.

Opinião – conceitos chaves dessa passagem: moderação, saber esperar a nossa oportunidade e auto controle. Se vivermos nossas vidas integrando esses três conceitos, acredito que teremos uma vida mais plena, mais tranquila e mais realizadora.

N.T: tradução minha a partir do texto de Elizabeth Carter disponível em http://classics.mit.edu/Epictetus/epicench.html.
Esse é um trabalho de pratica do meu inglês e também para conhecimento maior da Obra de Epicteto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.