Manual de Epicteto – Enchiridion – 10

X. Em todo incidente, pergunte-se quais habilidades você tem para fazer um bom uso dele. Se você vê uma pessoa atraente, você irá descobrir que o autocontrole é a habilidade que você tem contra o seu desejo. Se você esta com dor, você irá encontrar a resistência. Se você ouvir palavras indesejadas, você irá encontrar a paciência. E assim se habituando, a aparência das coisas não irão apressar o seu entendimento delas.

Opinião – Uma das leis da física é que para toda ação há uma reação contraria e tão forte. Portanto para toda dificuldades que encontramos na vida, devemos procurar uma qualidade nossa, uma virtude que possamos utilizar para enfrentar e superar essa dificuldade. Devemos assim manter o controle sobre as nossas sensações e interpretações do mundo, não deixando que elas nos controlem, mas sim que possamos escolher como lidar com cada sensação que surjam em nós, sempre visando o melhor desenvolvimento nosso, uma evolução constante baseada sempre no exercício das nossas qualidades vencendo nossas dificuldades.

N.T: tradução minha a partir do texto de Elizabeth Carter disponível em http://classics.mit.edu/Epictetus/epicench.html.
Esse é um trabalho de pratica do meu inglês e também para conhecimento maior da Obra de Epicteto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.