Manual de Epicteto – Enchiridion – 07

VII.Considere que, quando em uma viagem, o seu navio está ancorado; se você for a praia para pegar agua você pode pelo caminho se entreter pegando uma concha, ou uma cebola. Entretanto seus pensamentos e atenção continua devem ser focados no navio, esperando o chamado do capitão para embarcar novamente; você deve imediatamente largar tudo o que esta fazendo; do contrario você será jogado de volta ao navio, puxado pelo pescoço e pelas pernas como uma ovelha. Assim também é a vida. Se, em vez de uma cebola ou uma concha, você receber uma esposa ou um filho, isso é ótimo. Mas se o capitão chamar, você deve correr par ao navio, deixando-os, e não se importando com nenhum deles. Mas se você for velho, não vá nunca para longe do navio; pois, quando você for chamado, você poderá esta longe demais para atender a tempo.

Opinião – passagem pesada e difícil de acreditar que alguém seguiu isso a risca, pois abandonar um ente amado quando a vida chamar é de uma frieza tremenda, interpreto portanto de uma outra maneira: que por vezes na vida em vez de nos concentrarmos no que é importante, ficamos focados em coisas supérfluas e nos distanciamos dos nossos objetivos realmente corretos. Então por vezes podemos ter de ser duros, até certo ponto insensíveis com nossos entes querido para atingirmos objetivos reais em nossas vidas, mas esses objetivos por muitas vezes trazem frutos para nossos entes queridos, um pai ou uma mãe as vezes tem de dizer não ao filho quando ele pede para ficar em casa com eles em vez de ir para a escola, ou então ir trabalhar mesmo quando a criança pede, chora, implora para que o pai ou a mãe fiquem em casa com eles. Em ambas as vezes o não, a negativa, é necessária para um bem maior futuro, mas devemos sempre procurar mantermos um balanço nessas escolhas, pois os extremos mais danificam do que ajudam.

N.T: tradução minha a partir do texto de Elizabeth Carter disponível em http://classics.mit.edu/Epictetus/epicench.html.
Esse é um trabalho de pratica do meu inglês e também para conhecimento maior da Obra de Epicteto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.