Manual de Epicteto – Enchiridion – 04

IV. Quando você estiver fazendo qualquer coisa, lembre-se qual  a origem das suas ações. Se você vai se banhar, visualize as coisas que acontecem quando você toma um banho: alguns jogam a agua para todo lado, outros empurra, alguns usam uma linguagem de baixo calão, e outros roubam. Portanto você irá seguramente realizar esta ação se você disser a si mesmo: “Eu vou ir banhar-me e manterei a minha mente num estado confortável alinhado a natureza.” E desta mesma maneira você deve reagir a toda outra ação. Por isso, se qualquer incomodo surgir enquanto você se banha, você estará pronto para dizer; “Eu não vim somente me banhar conforme eu desejei, mas vim também para manter minha mente confortavelmente alinhada a natureza; não irei conseguir isso se eu ficar em incomodando com tudo o que acontece ao meu redor.”

Opinião – trazendo para os tempos atuais, já que banhos grupais não são exatamente a moda atual, acredito que a mensagem seja que quando definirmos fazer uma coisa, devemos alinhar nossa mente com essa atividade, aplicando foco naquele momento naquela ação, mantendo portanto a mente alinhada e focada na ação, procurando evitar aquele estado de agitação mental, onde prestamos atenção a tudo, MENOS a tarefa a ser executada. Essa agitação não é natural, tanto que causa stress e outros males quando mantida por muito tempo. Focar e fazer as coisas uma por cada vez parece ser a lição dessa passagem, indicando que a execução de algo com atenção e total concentração já era algo que sabidamente trazia melhores resultados do que varias coisas ao mesmo tempo a muitos anos, séculos a trás.

N.T: tradução minha a partir do texto de Elizabeth Carter disponível em http://classics.mit.edu/Epictetus/epicench.html.
Esse é um trabalho de pratica do meu inglês e também para conhecimento maior da Obra de Epicteto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.