Simplesmente Resolva o Problema!

CheckListInteressante ‘metolodogia’ que J.D Roth do site MoneyBoss discute em um artigo seu, onde por vezes nós ficamos postergando problemas em vez de encara-los de frente e resolve-los.

Basicamente ele propões os seguintes passos para lidar com qualquer problemas que surjam na nossa vida, em poucas palavras deixando de enrolar e simplesmente resolvendo o problema:

  1. Reconheça que o problema existe. Você precisa estar consciente que há um problema presente antes de tentar entender qual é o problema. Algumas vezes é mais fácil falar isso do que realmente fazer. É fácil tornar-se complacente, simplesmente aceitar pois “é assim que as coisas são”. Por exemplo, você pode estar infeliz com a sua situação financeira; você pode descobrir que há algo errado com a maneira com que você lida com o dinheiro.
  2. Identifique o problema. Depois que você reconheceu que as coisas não estão certas, pergunte-se porque. Qual é o problema especifico que esta te deixando infeliz? É mais do que um problema? Usando o exemplo anterior, assim que você entender que você precisa fazer algo diferente com seu dinheiro, você pode descobrir que o que esta de destruindo é a sua divida.
  3. Procure a raiz do problema. Em seguida, tente entender o porque o seu problema existe. Como ele começou? Por que ele continua? Por que ele te deixar infeliz? Com o nosso exemplo financeiro, você descobriria rapidamente que a sua divida existe porque você gastou mais do que ganhou. Mas porque você gastou mais do que você ganhou? Quando você começou a fazer isso? Por que você continua fazendo isso?
  4. Sugira varias soluções. Agora que você identificou o problema ( e a a sua raiz), é hora de descobrir como arrumar as coisas. Essa é a parte divertida. Pense em uma lista de maneiras com as quais você pode superar o problema que esta te incomodando. Para sair das dividas, por exemplo, você pode adotar uma estratégia de duas partes: aumente a sua renda arranjando um segundo emprego enquanto você corta os gastos com as coisas não essenciais temporariamente.
  5. Formule um plano. Assim que você definir a solução para o seu problema, faça um plano para transformar esses sonhos em realidade. Como especificamente você vai fazer a sua solução funcionar? Quais passos você pode executar hoje e amanhã para resolver este problema? Se você esta tentando aparar seu orçamento, você pode rascunhar uma lista de lugares onde você vai cortar os gastos. Então escreva os passos concretos para atingir cada um desses objetivos.
  6. Mãos a obra. O ultimo passo é o mais importante. Para resolver qualquer problema, você deve colocar as mãos a obra. Não adianta de nada você identificar o problema, criar varias soluções, e formular um plano se você não vai executar o trabalho necessários para arrumar as coisas. Você jamais eliminará suas dividas se tudo o que você faz é ficar repetindo a si mesmo que você tem que gastar menos. Você tem que realmente gastar menos para eliminar o problema.

Gostei dessa ‘metodologia’ pois é simples, direta e serve para diversas situações da vida, não só financeiras, mas qualquer problema pode ser encaixado nesse ‘fluxo’ de resolução, com os passos podendo demorar mais ou menos dependendo da complexidade e tamanho do problema.

Fontes:

Vi o link no RockstarFinance e depois li e traduzi as partes principais do artigo direto do site MoneyBoss.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.