Questione-se os seguintes fatos antes de investir

Conforme o artigo Ask Yourself These Questions to Decide if You´re Ready to Invest do Lifehacker.com , é um consenso que o quanto antes você começar a investir e a poupar melhor, em grande parte devido aos efeitos acumulativos dos juros compostos. Mas investir e poupar significa abrir mão do seu dinheiro no presente para poder talvez no futuro ter mais dinheiro, talvez pois todo investimento envolve riscos, então para muito a ideia de perder dinheiro faz com que eles prefiram gastar no presente e vivenciar os frutos. Porém as perguntas a seguir são indicadas para ver se a pessoa esta pronta a passar dessa fase do medo e realmente investir:

  1. Você tem tudo organizado? Organização é importante, e tratando-se de dinheiro mais ainda. Uma boa base financeira antes de investir é muito importante, então ter um fundo de emergência (para lidar com coisas como problemas de saúde, desemprego, furto/roubo, algum imprevisto com o carro ou a casa) é mais importante que começar a investir. Existe uma consenso que entre três e seis meses das suas atuais despesas é um bom numero para um fundo de emergência.
  2. Qual o seu perfil de investidor? Antes de investir em qualquer coisa além da tradicional poupança, os bancos e corretoras vão fazer você responder um questionário para saber qual o seu perfil de investidor, que trabalha quais são seus objetivos e principalmente como você lida com o risco de perder dinheiro.
  3. Você tem um plano de investimento? Seu plano tem que incluir os seus objetivos, o montante que você pretende guardar e qual sua tolerância a riscos.
  4. Você entende realmente no que esta investindo? Conhecimento é poder e você deve saber o máximo possível de onde esta colocando seu dinheiro. Como a poupança funciona, como o CDB funciona, qual a politica do fundo onde você esta investindo? 

Respondendo essas perguntas você estará mais apto a começar a investir, e com certeza ira ajudar a vencer aquele frio na barriga que por vezes nos atingi antes de novas experiencias, financeiras ou não.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.