The Witcher – O último desejo

Capa O Último DesejoFicção medieval polonesa. Acredito que só um mundo conectado e globalizado como o atual nosso permita que um livro de contos reunidos sobre um bruxo que lida com temas com vários paralelos ao nosso mundo atual, tais como racismo, degradação do meio ambiente, política, convivência pacifica entre pessoas diferentes e tantas outras características da nossa sociedade moderna, porém vistos sob uma lente de um mundo mágico e medieval possa ter sido publicado no Brasil. Mas há algo mais, além disso, que torna essa leitura recomendável a todos e todas, e não é somente os toques de sensualidade e romance ou de comedia que pipocam durante a historia.

A historia do livro se desenvolve intercalando capítulos dela própria e contos detalhados do passado de nosso personagem principal, Geralt de Rívia, o que por um lado ajuda a fundamentar o porquê de o personagem ser e agir como age, mas também quebra o ritmo da historia principal, algo que também acontece com os livros da serie Game of Thrones, e assim como lá tem vezes que isso é bom pois ajuda a entender alguns pontos da historia que possam estar ocorrendo simultaneamente ou ocorrido no passado e há vezes que você quer matar o autor/editor devido a curiosidade de saber como a historia continua.

Comecei a ouvir sobre The witcher no lançamento do segundo jogo de PC da serie, porém só fui entrar na historia mesmo a partir do terceiro jogo e dai veio a vontade de conhecer o restante da obra. O meu exemplar é a segunda edição desse livro no Brasil datada como 2015, e há algumas diferenças entre nomes usados no livro e no Jogo, mas a descrição dos personagens faz com que o leitor identifique rapidamente quem é quem. Como a historia principal e os  contos do livro se passam antes do jogo é divertido e interessante ver o inicio e até mesmo a geração de personagens cujo destino você decide durante o curso do jogo, mas a leitura é indicada também para aqueles que não jogaram o jogo e nem pretendem, mas que gostam de historias bem escritas, com toques de modernidade pelos temas atuais e também gostem de um cenário medieval, onde os contos de fadas não são exatamente historias de filmes da Disney.

Ficha Técnica

Titulo: O último desejo
Titulo Original: Ostatnie Zyczenie
Data de publicação original: 1993
Autor: Andrzej Sapkowski
Tradução do polonês: Tomasz Barcinski
Editora: WMF Martins Fontes
Paginas: 318
ISBN: 978-85-7827-958-5

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.