Livro: 1929 – Ivan Sant´Anna

Livro 1929 - Ivan Sant´Anna

Capa 1929 – Ivan Sant´Anna

“Aqueles que não sabem historia estão fadados a repeti lá” – Edmund Burke.

Sobre o que o é livro: A quebra da bolsa americana de ações em 1929, a década de especulação que antecedeu esse evento e os eventos que foram desencadeados após o mesmo, sendo o maior deles a Segunda Guerra Mundial.

A economia é cíclica, assim como a história. Um evento aparentemente isolado pode ter consequências para varias pessoas, em diversos lugares do mundo. A queda da bolsa é ligada a crise mundial que se seguiu, começando pela Grande Depressão que atingiu os Estados Unidos da America como consequência direta e que a desencadeou a crise na Europa e principalmente Alemanha, onde em um curto prazo levou a subida ao poder de Hitler, que acabou por desencadear a Segunda Guerra Mundial graças a sede de poder do mesmo.

Sendo cíclica e também indiferente a tantas diferenças que a humanidade cria para si mesma, a economia atinge a todos: alguns mais outros menos, normalmente aqueles que estão preparados são os menos atingidos, porém com os pobres preparados ou não sempre sofrendo mais que os ricos, estes últimos estando preparados ou não. Bem antes da crise da bolsa houve aqueles que viram os sinais da catástrofe anunciada e se prepararam saindo totalmente da bolsa e outros ainda sabendo dessa queda se prepararam para lucrar com ela, dos 190 personagens do livro o autor ressalta que menos de 10 conseguiram lucrar com a quebra. Banqueiros cientes da situação se afundaram mais nela graças a sua arrogância e ganancia, enquanto artistas que só sabiam lidar com dinheiro devido a sua dificuldade em conseguir o mesmo durante sua infância conseguiram entender a hora certa de sair do mercado. Os pobres que entraram na onda da especulação e não perceberam os sinais de queda, mas acreditaram friamente no efeito manada se viram quebrados e perdendo todas as suas economias, tendo de enfrentar a Grande Depressão que se seguiu da maneira que foi possível, dormindo na rua e passando o dia nas filas de distribuição de sopa. Os ricos que perderam suas fortunas na bolsa tiveram que recorrer a viver de favores, empréstimos, casamentos interesseiros, e para alguns fugir dos cobradores e do governo, o que levou a um pico no número de  suicídios na época.

O autor nos traz um livro com uma narrativa utilizando de um estilo diferenciado, contado através dos fatos que atingiram de diversas maneiras 190 pessoas, indo dos reis da Inglaterra aos presidentes dos Estados Unidos da America, passando por engraxates, carteiros, operários, arquitetos, esposas, cozinheiras: todos entraram na dança louca do final dos anos 1920 onde todo mundo acreditava ser possível ser rico através de operações na Bolsa. Utilizando de tantas historias pessoais fica clara a noção de que a ganância humana parece ser o maior estopim para a explosão de crises mundiais. E ela se expande contaminando a tudo em sua volta com uma velocidade incrível.

A narrativa é cativante, apesar de carregada de personagens, e mantém a atenção do leitor, com diversos acontecimentos ocorrendo em paralelo ou um único disparando uma serie que acaba atingindo aquele que a iniciou, como um ciclo. Ivan Sant´Anna explica o básico da bolsa para um novato entender, e usa os dramas pessoais e ‘por menores’ da vida das pessoas envolvidas, como casamentos, descoberta da sexualidade, ações corriqueiras do dia-a-dia para ir exemplificando esse básico e tornando a leitura mais fluida e agradável, sem parecer um livro de historia tradicional e nem uma cartilha de aprendizado da bolsa.

A quantidade de personagens apesar de enriquecer o conteúdo do livro as vezes acaba confundindo um pouco a cabeça do leitor devido a teia de relacionamento entre os mesmos, dando ares de novela por vezes ao livro e a historia.

Um livro interessante e que demonstra como o mundo esta conectado há muito tempo por bem ou por mal e isso antes mesmo da invenção da internet. Acaba se tornando uma leitura mais interessante ainda quando se nota claramente entre diversos meios de comunicação que a Bolsa dos Estados Unidos da America já se encontra em uma alta artificial, com preços fora da realidade e que uma nova quebra não deve tardar. Só espero que dessa vez ela não traga uma nova guerra mundial junto.

Ficha técnica:
Título: 1929
Subtítulo: Quebra da bolsa de Nova York: a historia real dos que viveram um dos eventos mais impactantes do século.
Autor: Ivan Sant´Anna
Editora Objetiva
ISBN: 978-85-390-0555-0
360 páginas
Publicado em 2014.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.