Como parar de falar tanto palavrão p0r!!

XingamentosXingar faz parte do nosso cotidiano, porém isso nem sempre tem um impacto positivo na nossa comunicação ou impressão que causamos nas outras pessoas. Uma comunicação eficiente tem que ser clara e direta, para garantirmos que a outra parte entenda 100% a nossa mensagem, e o uso de palavrões pode tornar isso quase impossível. Por mais que a opinião dos outros não devesse ser tão importante para nós, a realidade é que vivemos em sociedade e ser tachado de ‘sem educação’ pode fechar varias portas e nos mover para longe de oportunidades tanto na vida pessoal quando profissional. Mas como retirarmos do nosso vocabulário essas palavras tão uteis para expressar nossa enfase ou nosso sentimento por algo ou alguém?

Nesse artigo do Lifehacker, Patrick Allan lista alguns modos de se diminuir o uso de palavras de baixo calão e ainda manter ou até melhorar a nossa comunicação:

  • Ter um amigo responsavel: se você fala palavrão toda hora e tem um amigo, amiga, companheiro, namorada, anjo da guarda que não fale assim, você pode pedir a ajuda dele/dela. Toda vez que você falar um palavrão, essa pessoa pode te dar um toque, seja fazendo algum barulho, te dando um beliscão, ou dizendo alguma palavra que vocês já combinaram antes, assim você vai perceber o que fez, pois por muitas vezes o palavrão já virou um vicio de linguagem e nem percebemos quando os utilizamos.
  • Imagine que sua avozinha esta sempre por perto: normalmente nós nos comportamos muito melhor perto de nossas avós, apesar de muitas delas saberem xingar MUITO melhor do que nós, então a dica aqui é sempre pensar que ela pode nos ouvir, ou um filho, seu pai, sua mãe, alguém que você respeite e saiba que vai ser repreendido por falar assim perto. Conforme um comentarista do artigo do Patrick menciona, você ao ser pai quer evitar ao máximo que seu filho ou filha seja aquele tipo de criança ‘boca suja’, então imagine que seus filhos SEMPRE vão poder te ouvir, e como diz o ditado: criança vê, criança faz.
  • Diversifique sua linguagem: o português, graças ao Camões e tantos outros poetas, escritores e etc é uma língua VASTA e que possui diversas palavras para expressar nossos sentimentos além dos palavrões, fuçando por sinônimos na internet e ate no dicionario não é difícil de encontrar palavras para substituir os nossos já tradicionais xingamentos do dia a dia.
  • Use um sistema de punições e incentivos: faça um acordo consigo, sempre que você xingar você vai fazer algo que te incomode realmente, por exemplo se dar um soco nas partes baixas ou morder a língua, assim você ira vincular a dor física ao ato de xingar e terá um ‘incentivo’ a mais para evitar isso; porém sempre que passar de um determinado tempo sem xingar, comemore, faça algo agradável a você.
  • Prepare algumas tentativas de correção: enquanto estiver tentando falar menos palavrões você vai cometer alguns deslizes, isso é normal e até esperado, então já deixe pronto algumas palavras e frases para ‘emendar’ assim que pronunciar o palavrão. Por exemplo, você vai soltar um cara#h0 porém já no “cara” percebe o palavrão e ‘emenda’ a famosa letra: cara caramba cara cara o…. sim o efeito vai ficar engraçado e até um pouco infantil, mas é um meio para se atingir um fim.

Essas são somente algumas dicas que o Patrick indicou em seu artigo, retirando as mesmas de outras fontes, vale a pena ler o artigo original, mesmo estando em inglês e ver os vídeos que ele anexou lá. São alternativas definitivamente melhores do que aquela lavagem com sabão que nossas mães nos prometiam sempre que eramos ‘boca suja’ perto delas.

Fonte: ALLAN, Patrick. How to Stop Swearing so Damn Much. Disponível em: http://lifehacker.com/how-to-stop-swearing-so-damn-much-1740208011. Acesso em 05/11/2015.

 

1 pensou em “Como parar de falar tanto palavrão p0r!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.