Assassin´s Creed IV: Black Flag

Assassin's Creed® IV Black FlagHey ho e uma garrafa de rum. Dessa vez a serie de assassinos furtivos da Ubisoft nos coloca na pele de um aspirante a pirata, um jovem ambicioso que com a ajuda do jogador não ira deixar que qualquer obstáculo fique em seu caminho para satisfazer sua sede de riqueza e fama. Mesmo que os obstáculos sejam baleias, tubarões, cervos ou pobres macaquinhos.

Controlamos o jovem Edward Kenway e logo de cara notamos que ele não é um assassino típico da serie, ele na verdade não é um assassino, e acaba entrando nessa intriga de Assassinos Versus Templários quando o barco em que ‘presta serviços’ é atacado e ele acaba em uma ilha com um Assassino que o ataca e apartir dai se dá o desenrolar da historia, aprendemos a navegar pelos mares, a abordar navios, caçar animais tanto em terra quanto na água, sermos furtivos e lidarmos com as traições e reviravoltas comuns da época que se passa o jogo, mais especificamente no século 1700, onde a pirataria era forte nos mares do caribe. Esse cenário é o charme do jogo, pois permitem experimentar as sensações de navegar em alto mar, desviar de furações, tempestades e ondas gigantes e enfrentar os outros barcos. Em algumas partes do jogo ele se passa nos dias atuais, com objetivos bem básicos, vá do ponto A para o ponto B e conclua geralmente dois tipos de mini games para hackear sistemas: um é uma simplificação do clássico Frogger, onde você no controle de uma bolinha branca tem que atravessar a tela evitando linhas vermelhas, e em outro tem que igualar um numero na tela através da interação de outros.Assassin's Creed® IV Black Flag

JOGABILIDADE
A jogabilidade da serie continua com o foco na capacidade de se pendurar do nosso protagonista, que corre e escala muros, postes, cercas, telhados, mastros e redes com uma destreza incrível na maioria das vezes, mas que em alguns pontos deixa o jogador com raiva e frustração, pois por algum motivo ele se nega a agarrar em uma saliência que anteriormente ele usaria sem problemas. O combate é o já clássico sistema de apertar um botão para se defender assim que aparecer um símbolo na cabeça do inimigo, apertar outro botão para atacar e contra alguns inimigos há a necessidade de se usar um terceiro botão para ‘quebra a defesa’ deles, do contrario não conseguimos atingir os mesmos. Quando estamos espreitando nas sombras podemos matar os inimigos facilmente e sem ser detectados, mas o combate no modo ‘rambo’ também esta disponível para aqueles que não gostam de ficar se escondendo, apesar deste ser um dos motes da serie. Somente um chefe durante o jogo inteiro foge dessas regras, sendo necessário balear ele para fazer dano ao mesmo.

Assassin's Creed® IV Black FlagJá quando assumimos o controle do navio de Kenway o jogo se transforma, temos diversas opções de armas ao nosso alcance, podendo atirar para frente, para os lados e para trás, além de deixarmos armadilhas flutuantes para nossos perseguidores. Os combates marítimos exigem um pouco de pensamento estratégico para acertar os tiros, levando em conta o tempo que irão levar para chegar ao inimigo e a trajetória dos mesmos. Não são raros os combates durante o jogo onde o jogador tem que enfrentar de 4 a 10 barcos ao mesmo tempo, tornando a tela uma bagunça divertida.

Tanto Kenway quanto seu barco podem receber melhorias, que tem um custo, que pode ser pago ao se realizar missões e abordar outros barcos. Kenway em si não tem muita necessidade dessas melhorias, mas o próprio jogo faz questão de realçar a importante deles, mostrando na tela uma mensagem que você deve melhorar o barco antes de iniciar determinadas missões.

SOM
O som do jogo é bom, com destaque para as canções entoadas pela sua tripulação e pelos músicos em terra firme. Durante o jogo você pode perseguir partituras para desbloquear mais canções. A dublagem em português brasileiro me soou um pouco estranha, talvez pela opção de manterem o sotaque de origem dos personagens e também a maneira de falar característica da época, por gosto acabei jogando com o Áudio em Inglês e as legendas em português, notando um ou outro erro de tradução das mesmas.Assassin's Creed® IV Black Flag

GRÁFICOS
Graficamente falando o jogo é muito belo, principalmente quando fazemos as já tradicionais sincronias da serie, onde a câmera da um generoso panorama da região que estamos, mostrando o grande nível de detalhe da natureza e diversidade de texturas e modelos. Cada cidade portuária que aportamos pode ser parecida, mas tem características próprias. Quando em alto mar, ao se aproximar de outros navios é possível ver a movimentação dos marujos neles e ao abordamos o mesmo é normal haverem vários marujos lutando entre si no convés, com fogo, água, chuva, trovões e outros efeitos, tornando par ao jogador uma experiência muito divertida.

CONCLUSÃO
Assassin's Creed® IV Black FlagNo geral Black Flag é um jogo bom e divertido, com muitas horas para o jogador no seu modo historia, além de contar com varias missões paralelas em seu vasto mapa do mundo, em minha experiência conclui a historia com 50% e em 25 horas, 9 minutos e 48 segundos, tendo feito pouquíssimas missões paralelas, acredito que alguém que busque completar 100% esse jogo tenha material para mais de 100 horas de diversão.

Ficha técnica
Produtora: Ubisoft
Site oficial: http://assassinscreed.ubi.com/pt-br/games/assassins-creed-black-flag.aspx

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.